terça-feira, 16 de julho de 2013

O Flagelo Do Fecho Do Mercado



Fui comentar um post do caríssimo Miguel do tomoii, e desse comentário decidi acrescentar-lhe umas linhas e transformá-lo num post, porque este é um tema que atormenta os adeptos de futebol no geral e os portistas em particular.

Todos os anos abordo este tema e todos os anos as regras do “jogo” continuam iguais. Na minha opinião este modelo de mercado prejudica os clubes com menos poder de compra e deixa-os expostos aos tubarões endinheirados dessa Europa. Além disso, este modelo não contribui em nada para a “saúde” das competições, visto que as ligas Europeias arrancam com o mercado ainda aberto. Em que é que isto contribuí para um bom início competitivo? Como é que os treinadores podem trabalhar na incerteza da composição dos seus planteis?

É por isso que é de lamentar o mercado fechar tão tarde, não percebo como a UEFA ou a FIFA não percebem que não tem qualquer lógica o mercado fechar depois das ligas começarem. Mas mais grave ainda é esse flagelo que é o mercado Russo fechar já depois do restante mercado. Ou seja, até o mercado fechar de vez estamos sempre em “sobressalto” não vá alguém com muita pasta vir e num abrir e fechar de olhos levar uma das jóias da coroa portista. Pois todos nós temos bem presente na nossa memória o que aconteceu no ano passado com o Hulk. O mercado já tinha fechado para grande parte dos países da Europa, com a excepção da Rússia e afins. O Hulk foi vendido e o FC Porto, mesmo que quisesse, já não podia inscrever ninguém.

Ora, se os clubes Russos tem os bolsos cheios de dinheiro e vem comprar com toda a liberdade, levando os jogadores que entenderem levar, como podem defender-se os clubes dos países em que o mercado já está fechado? São estas as regras do “jogo” que deveriam mudar em prol de um futebol mais justo e principalmente para proteger os clubes menos ricos. Sendo que o fecho do mercado deveria ser a, no máximo, 15 de Agosto, para permitir que todas as Ligas iniciassem com as equipas já com os seus planteis definidos e fechados.

Cabe, então, aos senhores da FIFA e UEFA fazerem algo em prol do futebol.




2 comentários:

Penta disse...


sinceramente não creio que os senhores da UEFA (Platini) e FIFA (Blatter) estejam interessados em alterar este estado de "coisas". os seus correlegionários têm muitos interesses e beneficiam desta situação injusta, pois claro, mas apenas e só para clubes como o nosso - com um poder mediano naqueles organismos e oriundos de uma federação sem força de expressão nos ditos e com os "ditos" para impor vontades.

em suma:
teremos que continuar a roer unhas :D

ps:
obrigado! pela referência :D

cumprimentos | beijinho
Miguel | Tomo II

Ana Andrade disse...

Caro Miguel,
De nada!
Pois é, os senhores da FIFA e UEFA não fazem nada porque para eles está tudo bem... e a espera que a FPF tenha uma palavra a dizer, antes as galinhas começam a ter dentes!

Cumprimentos


Ana Andrade