sábado, 16 de novembro de 2013

10 Anos de Estádio do Dragão



A 16 de Novembro de 2003 foi inaugorado o Estádio do Dragão. Logo, fez este Sábado 10 anos que o Estádio do Dragão foi inaugurado. 10 anos de história em forma de jogos de futebol, porque cada jogo tem a sua história. 10 anos de memórias, felizmente para nós portistas, mais memórias felizes do que tristes; 10 anos de vitórias, mas também, de algumas, poucas derrotas; 10 anos de conquistas; 10 anos em que desfilaram no palco de sonhos dos dragões muitos jogadores que marcaram a história do clube.
10 anos… parece que foi ontem a inauguração … lembro-me de assistir ao espectáculo pela televisão, na época não prestava muita atenção ao futebol e, talvez por isso, estava longe de imaginar como seriam os primeiros anos daquela obra grandiosa, muito porque ainda desconhecia, em parte, a força do dragão.
O Estádio do Dragão já “viu” o FC Porto sagrar-se campeão Europeu; campeão do mundo; bicampeão, com Mourinho ao comando; tetracampeão com Jesualdo; tricampeão, com Vilas-Boas e Vítor Pereira; e sagrar-se vencedor da Liga Europa.
Já pisaram o relvado do Estádio do Dragão jogadores que marcaram a história do clube e por consequência do Estádio. Vítor Baía, Jorge Costa, Costinha, Maniche, Ricardo Carvalho, Deco, Derlei, Lisandro Lopez, Bruno Alves, Raul Meireles, Falcao, Hulk, João Moutinho, entre muitos outros.
Vou escolher 10 jogos marcantes, pelo menos para mim, um por cada ano de vida do Dragão.
Começo pelo primeiro jogo oficial do Estádio, um FC Porto – União de Leiria, ainda jogava Helton pelos Leirienses. Esse jogo terminou com o FC Porto a vencer por 2-1.
Lembro-me do jogo entre o FC Porto e o Man. United, da época 2003-2004, que os portistas venceram por 2-1, resultado que permitiu, na segunda mão, passar à fase seguinte com o golo de Costinha ao minuto 90.
Lembro-me de um FC Porto Sporting para a Taça de Portugal, numa meia final, na época 2005-2006. Esse jogo foi para prolongamento e, depois, para grandes penalidades, lembro-me de estar muito aflita nesse momento das sempre decisivas grande-penalidades.
Lembro-me, do jogo que deu o o primeiro campeonato com Jesualdo ao comando, que era, simultaneamente, o bicampeonato, no último jogo do campeonato, o FC Porto vencer o Desportivo das Aves por 4-1 e sagrar-se campeão.
Lembro-me de um clássico entre o FC Porto e o Benfica, na época 2009-2010, a conhecida época dos túneis, em que os encarnados vinham preparados para fazer a festa de campeões no nosso palco de sonhos. Mas os jogadores portistas não permitiram tal coisa, nunca dando o resultado como perdido e, mesmo com menos um, venceram por 3-1, adiando a festa do rival para outras paragens.
Lembro-me do jogo FC Porto – SC Braga, na época 2010-2011. Um jogo bem disputado entre duas equipas que não davam o resultado por definido.
Na mesma época, lembro-me, pois claro, do jogo em que o FC Porto venceu o Benfica por 5-0. Que jogo… nunca mais sairá da memória dos portistas, tal como outro clássico que falarei mais à frente.
Ainda nessa época de sonho, 2010-2011, recordo-me do jogo fantástico para a Liga Europa, já na meia final, em que o FC Porto entrou a perder e acabou por vencer o Villarreal por 5-1.
Lembro-me do jogo FC Porto Malaga, para a Liga dos Campeões da época 2012-2013, que os dragões venceram por 1-0, resultado escaco para aquilo que foi o jogo.
E, por fim, lembro-me, pois claro, do jogo que ficará para sempre conhecido como o minuto 92. O jogo entre o FC Porto e o Benfica da época 2012-2013, o jogo em que o FC Porto ficou a um pequeno passo do título, que muitos portistas davam como perdido e outros já o festejavam, graças a um golo de Kelvin ao minuto 92. Facto que fez Jesus ajoelhar, Vítor Pereira chorar e os portistas provocarem uma explosão de alegria nas bancadas. E eu vou para sempre lamentar não ter estado la nas bancadas do Dragão.
Mais jogos haveria por recordar, mas optei por recordar estes.
Perante este bocadinho de história do Estádio do Dragão, resta desejar que venham mais anos de vitórias, conquistas e histórias para contar.



PS. Desejo rápidas melhoras ao Presidente Pinto da Costa…


Sem comentários: