segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Paulo Fonseca e Jackson em antevisão da 5ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões E Convocados



Aqui está a antevisão de Paulo Fonseca e de Jackson do jogo da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Áustria de Viena.


““É IMPERATIVO VENCER ESTE JOGO”

Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, defendeu, esta segunda-feira, em conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Áustria de Viena, que a sua equipa quer “disputar um lugar na próxima fase” e, para isso, tem de vencer o próximo adversário. A partida conta para a 5.ª jornada do grupo G da UEFA Champions League e disputa-se na terça-feira, no Estádio do Dragão, pelas 19h45.


Segundo o treinador portista, o tricampeão nacional vai encarar este encontro da mesma forma de sempre: “O FC Porto entra sempre para vencer e neste jogo é imperativo fazê-lo. Neste momento, as coisas são bastante claras: se quisermos pensar no apuramento para a fase seguinte, ou pensar em ir a Madrid disputar um lugar na próxima fase, temos de ganhar o jogo com o Áustria Viena. Tivemos dificuldades em vencer este mesmo adversário na Áustria, é uma equipa em crescendo, com três vitórias em três jogos, que defende bem - mas nós temos a obrigação de ter aqui uma postura que nos leve a vencer o jogo e estamos motivados”.

Paulo Fonseca não valorizou, no entanto, a outra partida do grupo, entre Zenit e Atlético de Madrid: “Temos de nos focar para levar de vencida este jogo e só depois ver o que aconteceu com os nossos adversários. Mesmo com todas as ausências, e até pelo valor de todo o plantel do Atlético, acredito que vai deslocar-se à Rússia com o claro intuito de vencer”.

O treinador considerou que não é fácil encontrar “explicações muito plausíveis” para alguns erros defensivos que têm ditado resultados menos positivos dos Dragões: “Só quem está dentro do campo é que entende como é que acontecem as coisas. Temos falado sobre isso e é notória a preocupação em não cometer esse tipo de erros. Acredito que vamos ultrapassar esta fase, visto que não são problemas de organização colectiva e que os jogadores estão cada vez mais cientes de que este tipo de erros não pode acontecer”.

Até porque, segundo Paulo Fonseca, apenas faltou uma coisa no encontro com o Nacional (1-1), do passado sábado: vencer. “Eu faço a minha análise em função do que é trabalhado durante a semana e, obviamente, não ficamos satisfeitos por não termos ganho, mas há indicadores que são bastante positivos. Isso faz-me reflectir e pensar que há coisas que estão a ser bem feitas. Podíamos estar melhor do que estamos, mas continuamos numa posição privilegiada em todas as competições em que estamos inseridos.

Demonstrando-se feliz pela presença de Jorge Nuno Pinto da Costa no treino - “é normal acontecer e congratulamo-nos por ter podido estar presente” -, Paulo Fonseca falou ainda um pouco sobre Quintero: “É um jogador com imenso talento e tem de se inserir na nossa ideia colectiva de jogo, que é algo que está a fazer bem. Entrou bem no jogo passado e, à semelhança de outros atletas, é um elemento que considero importante”.”


“"A RESPONSABILIDADE DE MARCAR GOLOS É DE TODOS"

Na conferência de imprensa antes do jogo com o Áustria Viena, Jackson Martínez não teve dúvidas em afirmar que "marcar é sempre importante, para dar tranquilidade à equipa” e que vai lutar para ajudar a equipa a vencer a partida da 5.ª jornada da UEFA Champions League.


Com dez golos em 16 jogos, Jackson garante estar motivado para o encontro: “Tento sempre marcar. É sempre importante, para dar tranquilidade à equipa, mas a acredito que equipa, colectivamente, é forte ofensivamente. A responsabilidade de marcar golos é de todos. Não fomos eficazes no último jogo, mas a equipa está a jogar bem e, apesar de não estarmos mal, acreditamos que podemos melhorar”.

Ajudar a equipa e pensar no colectivo é algo que está impregnado no discurso do colombiano: “Tenho vontade de marcar e quero ajudar a equipa, marcando ou ajudando a equipa a fazer golos. Muitas vezes posso marcar golos e sentir que não fiz o jogo de equipa como gosto de fazer… É uma preocupação que todos temos, de pensar no que estamos a fazer como um grupo. A equipa está bem, forte, e dá tranquilidade pensar que todos os jogadores estão todos com o mesmo pensamento”.

Em relação aos últimos jogos, Jackson Martínez acredita que a equipa soube manter um ritmo elevado, independentemente dos erros cometidos: “Há alguns erros que não podemos cometer, seja isso no ataque ou na defesa. Os erros atrás notam-se sempre mais, mas não podemos pensar, simplesmente, num erro que se cometeu – os defesas são os mesmos que deram segurança do ano passado e vão continuar a merecer a nossa confiança. Não há que fazer um drama”.

Por fim, Jackson parafraseou o treinador e garantiu que não é por ser um jogo da UEFA Champions League que a atitude da equipa vai mudar: “Vamos jogar sempre da mesma forma. Estamos conscientes que estamos numa situação incómoda nesta competição, mas sabemos que podemos reverter isso e temos uma boa oportunidade nesta terça-feira”.”


Em



Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Ricardo, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Otamendi e Defour.



O meu palpite para a equipa titular é:

Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Varela, Jackson e Josué.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

A cultura de acreditar até ao fim, nunca desistir, é o que nos distingue dos outros e é uma cultura que nunca devemos perder. Por isso, independentemente do que acontecer em São Petersburgo - o Zenit vs Atletico de Madrid é às 17 e acaba antes do início do F.C.Porto - Áustria de Viena -, temos de vencer os austríacos e continuar a acreditar que passar aos oitavos é possível. Se essa razão é fortíssima, nesta altura em que as coisas não estão a correr tão bem como desejamos, também porque ganhar é a única solução para evitar instabilidade, dar moral e confiança para o que vem a seguir. E não vou dizer mais nada, repetir o que precisamos de fazer para vencer. É um discurso gasto, não estamos a falar de iniciados, a quem é preciso estar sempre a ensinar o A-B-C do futebol.

Bjs