terça-feira, 26 de novembro de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Áustria Viena 1



1 – Crónica

Mais uma vez faltou o golo, entre outras coisas

No início de noite desta Terça o FC Porto recebeu o Áustria de Viena em jogo a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos campeões. No final do encontro, verificou-se um empate a 1.
Para esta partida, Paulo Fonseca promoveu algumas alterações no onze inicial, Mangala voltou ao centro da defesa, Defour ao meio campo e Licá ao ataque em detrimento de Otamendi, Herrera e Varela.
Quando o jogo iniciou já era do conhecimento geral que o Zenit não tinha vencido, logo, uma vitória portista colocaria os dragões no segundo lugar do grupo e, por consequência mais próximo da fase seguinte da prova. No entanto o FC Porto não entrou muito bem em jogo, e, para piorar, os austríacos adiantaram-se no marcador ao minuto 11. Os dragões procuraram o golo, mas por vezes de forma atabalhoada, sem ideias e ou imaginação, o que não deu bom resultado. O intervalo chegou, assim, com os austríacos em vantagem no marcador.
No início do segundo tempo Paulo Fonseca decidiu promover uma alteração, entrou Varela para o lugar de Defour. O FC Porto regressou com a ambição de marcar. E Jackson fez o empate ao minuto 48. Contudo, o golo da tão esperada quanto necessária vitória não surgiu, apesar do caudal ofensivo da equipa azul e branca.
Com este resultado o FC Porto fica mais próximo da Liga Europa, no entanto, ainda há a remota possibilidade de passar a próxima fase da Liga dos campeões.



2 – Análise

Este era um jogo onde só a vitória interessava e esperava-se que a equipa fizesse tudo para a conquistar, visto que o que estava em causa era a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. O FC Porto esteve, várias vezes, próximo do golo, contudo, ou porque os lances eram conduzidos de forma atabalhoada, ou porque o guarda-redes adversário estava lá, o golo da vitória não surgiu. É verdade que a equipa não está a jogar grande coisa; que comete erros, diria primários, algo que voltou a acontecer hoje, mas também é verdade que a sorte também anda longe. Em suma, este resultado abre as portas da Liga Europa e fecha, metade da porta da Liga dos Campeões.



4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Saí de casa faltavam 7 minutos para acabar o Zenit - Atletico de Madrid, o resultado era 1-1 e por isso ainda fui a tempo de deixar um comentário na minha página do facebook com a frase: "Aguenta Atletico!". O Atletico aguentou, eu fiquei contente, não me passava outra coisa pela cabeça que não fosse o F.C.Porto ganhar e passar a depender só de si para chegar aos oitavos-de-final da Champions. Mas depois de ver a forma como o F.C.Porto entrou a jogar e continuou a jogar durante a primeira-parte, a pergunta que se coloca, é: sabíamos o resultado de São Petersburgo?

Acho que a forma como entramos a jogar, depois do que a conteceu na Rússia, explica muita coisa, quase tudo. Falta aquilo que tínhamos e nos distinguia dos outros, a alma, a mística e o espírito guerreiro d eoutrora.

Bjs

Penta disse...


@ Ana

a Sorte procura-se, faz-se por conquistá-la (de preferência, com Brio).
aqueles primeiros 45 minutos de jogo foram tudo menos "à Porto", pelo que pagámos caro (muito caro, diria) pela... ousadia.

ps:
espero que esteja a correr tudo bem pela cidade dos asteriscos :D

cumprimentos
Miguel | Tomo II

Ana Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Andrade disse...

Caro Miguel,
Sim, está a correr tudo bem por aqui... Obrigada!

Cumprimentos

Ana Andrade