domingo, 10 de novembro de 2013

Crónica e análise: Vitória de Guimarães 0 – FC Porto 2



1 – Crónica

Fernando e Jackson carimbaram a passagem à próxima fase da prova

No final de tarde deste Domingo o Vitória de Guimarães recebeu o FC Porto em jogo a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-2.
Em relação ao último encontro, a única alteração que Paulo Fonseca promoveu foi a troca de guarda-redes ficando Helton de fora e Fabiano chamado à titularidade.
O jogo iniciou-se um tanto ou quanto dividido, com os dragões a tentar tomar o controlo das operações. Ao minuto 15 Fernando ativou o marcador. O Vitória tentou reagir, ainda que timidamente, mas os dragões não permitiram, ficando mesmo Mangala e Jackson perto de marcar. Ao minuto 41 Jackson ampliou o marcador. O intervalo chegava assim com o FC Porto em vantagem.
No segundo tempo o Vitória procurou mudar o rumo do jogo, mas sem conseguir criar real perigo junto a baliza, hoje defendida por Fabiano. Kelvin e Carlos Eduardo foram chamados a jogo durante o segundo tempo para render Varela e Lucho respectivamente. Faltavam 10 minutos para o final, Mangala viu o segundo amarelo deixando a equipa reduzida a 10 e obrigando Paulo Fonseca a alterar a última substituição planeada para fazer entrar Maicon. Visto que não houve mais golos, o resultado final foi o que se verificava ao intervalo.
Com este resultado o FC Porto garantiu um lugar nos oitavos de final da Taça de Portugal.



2 – Análise

De volta à Taça de Portugal, este era um jogo onde a obrigatoriedade de vencer estava bem presente sobre pena de ficar de fora de uma das provas que o FC Porto pretende conquistar. Também era importante alcançar um resultado positivo depois dos dois empates, que não sendo totalmente negativos, não foram de todo os resultados mais pretendidos. Mas focando neste jogo … o FC Porto esteve aceitavelmente bem no primeiro tempo, sendo que no segundo o Vitória cresceu um pouco em busca de algo que pudesse alterar o rumo do marcador. Fernando ativou o marcador e Jackson voltou aos golos quatro jogos depois. Em suma, foi uma vitória importante e justa, num jogo em que o triunfo era o único resultado que interessava.



PS. Boa mister, hoje mexeu mais cedo na equipa, não custa nada, pois não? Às vezes é disto que a equipa precisa. Não fosse a expulsão do Mangala e seria diferente, não seria?

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Continuamos a ser irregulares e no mesmo jogo fazer coisas interessantes e logo a seguir borrar a pintura. Ontem sem muito brilhantismo, tivemos bons momentos na primeira-parte e depois, na segunda, bastou o Vitória subir, pressionar, ser mais agressivo e deixamos de fazer o que devíamos. E então, com tanto espaço e tantas possibilidades para contra-atacar e acabar com o jogo, nunca conseguimos fazer as melhores opções.
Valeu a passagem e a esperança que no futuro será melhor.

Bjs