quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Crónica e Análise: Zenit 1 – FC Porto 1



1 - Crónica

FC Porto Empata na Rússia

No final de tarde desta Quarta-feira, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Zenit em jogo a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do encontro, verificou-se um empate a 1.
Para esta partida Paulo Fonseca não pôde contar com Herrera devido a castigo e, por isso, Defour foi titular. De resto, o onze não apresentou qualquer surpresa.
O FC Porto entrou bem no jogo, dominou e, de certa forma controlou-o durante a primeira parte. Ao minuto 23 Lucho inaugurou o marcador e, com esse golo, reavivou a esperança portista num bom resultado, sendo certo que ainda faltava muito para jogar. Mas ao minuto 28 a equipa russa empatou por intermédio de Hulk, que não festejou, fruto de um desentendimento, erro, da defesa portista. Os dragões reagiram e Lucho e Jackson estiveram próximos do segundo mas não o conseguiram. O intervalo chegava, assim, com um empate no marcador.
No segundo tempo o Zenit entrou a pressionar e a criar perigo junto da baliza portista. Num desses lances, Otamendi cometeu grande penalidade ao tocar com o braço na bola, ainda que em queda. Grande penalidade assinalada, Hulk foi chamado à marcação e Helton defendeu-a, mantendo viva a esperança portista. Entretanto, Varela e Alex Sandro efectuaram remates, mas ambos foram por cima  da baliza russa. Também Jackson teve uma boa oportunidade mas a mesma foi negada pelo guarda-redes russo. Do outro lado o Zénite criou perigo, mas estava lá Helton pronto para salvar. No final prevaleceu a igualdade a 1.
Com este resultado o FC Porto soma 4 pontos e vê-se obrigado a ganhar os dois jogos que restam, ficando a depender do Zenit, para passar aos oitavos de final.



2 - Análise

Não se esperava que este fosse um jogo fácil, mas sabia-se que impossível não seria. Os dragões até entraram bem, ou melhor, estiveram bem em todo o primeiro tempo. Lucho acendeu a estrelinha da esperança ao activar o marcador. Mas logo depois a estrelinha esmoreceu quando os russos empataram, com um golo de Hulk, fruto de um erro defensivo, mais um. O segundo tempo foi diferente, o Zenit tomou as rédeas do jogo e criou perigo. Aliais, à que dizer, valha-nos Santo Helton! Que defendeu uma grande penalidade e pôs fim a mais uns lances perigosos. Em suma, a vitória era o mais importante, o empate, não sendo mau, não é o melhor. O FC Porto teve mais posse de bola no primeiro tempo, mais cantos, mas sublinhe-se, faltou a vitória, que era o resultado que mais interessava.



PS. Ó Mister, qual é o problema em fazer substituições?

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

É esta a nossa triste sina, mostramos que temos equipa, nos dois jogos não fomos em nada inferiores ao Zenit, mas eles fizeram 4 pontos e nós 1. E tudo porque há situações que não podem acontecer, mas continuam a repetir-se, lamentavelmente.


Bjs