quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Carta Aberta ao Mister e ao Plantel



Sou uma adepta, uma simples adepta que ama o FC Porto e que tem um blog no qual escreve, de quando em vez, uns posts azuis, bem azuis, logo quem sou eu para dar conselhos ou sequer para constatar factos que, diga-se, estão bem a vista de todos. Pois é, ninguém, mas ainda assim, vou fazê-lo.

Ao mister

Ó mister, se eu pudesse falar consigo, tinha tantas coisas para lhe perguntar, acredite, mas a primeira coisa que lhe perguntaria era: porque teme tanto fazer substituições? É que mister, às vezes é óbvio, tão óbvio que irrita que você não perceba o óbvio. Pois é,, mister, os portistas estão a começar a perder a paciência consigo, muito por culpa dessa sua, chamemos mania, de não ver o óbvio.
Você veio de um clube dito pequeno que conseguiu, pela primeira vez, a qualificação para a Liga dos Campeões e, por isso, muitos se entusiasmaram com a sua vinda para o FC Porto. Não interessa se eu fui uma dessas ou não, o que interessa é que a partir do momento em que você se tornou treinador do FC Porto, tornou-se  também, o meu treinador. Logo, tal como fiz com Vítor Pereira, defendê-lo passou a ser o meu objectivo. Mas defendê-lo não significa que não seja capaz de reconhecer os erros, ou pelo menos de criticar, positivamente, o que está menos bem. E mister, está difícil entender tantas coisas… Mas já lá vamos…
Você herdou uma equipa tricampeã, que tem como objectivo alcançar o tetracampeonato. Ora, dessa equipa a coesão defensiva era uma das marcas. Era, porque os erros defensivos tem se multiplicado. Muitas vezes está lá Helton, para salvar, mas outras vezes tem sido fatal. Tal como aconteceu ontem na Rússia, ou no Sábado em Belém, por exemplo. Ó mister, eu sei que não tenho qualquer autoridade para lhe aconselhar, mas porque não voltar ao sistema táctico utilizado nos últimos tempos? Passo a explicar o meu ponto de vista. Se já seria tarefa complicada compor o meio-campo depois da saída de Moutinho, com a alteração táctica complicou-se ainda mais. Com a instabilidade a meio-campo, a defesa, que era estável, destabilizou. Eu sei que não estou a escrever nenhuma novidade, porque isto muitos já o escreveram e disseram, mas pode ser que escrevendo mais uma vez, algum dia tenha algum efeito.
E mister, isto é só uma parte das coisas que não percebo, daquelas que estão complicadas de perceber. Por exemplo. Não percebo, acho que poucos percebem porque é que tarda tanto a mexer na equipa? Ou porque é que Ghilas entra nos últimos minutos quando a probabilidade de fazer algo é mais pequena? Sim, eu sei que um jogo tem 90 minutos mais os descontos e que em qualquer minuto o golo pode aparecer, mas ó mister, sempre, sempre tão tarde fica complicado para um avançado conseguir algo.
Outra incógnita para mim é a situação de Kelvin. Mais uma vez sublinho que não é possível questionar opções sem saber ao certo o que se passa, mas que diabo, o rapaz não conta mesmo? Ou será que só serve para os jogos da Taça de Portugal? É que mister, visto de fora parece óbvio que Kelvin seria útil.
Outra coisa que não percebo é porque é que parece que o trabalho da pré-época, que parecia tão bem, anda desaparecido…
Pois é, as coisas no campeonato, mesmo jogando sem brilho, vão andando, mas é preciso arrebitar as tropas, porque é preciso estar alerta. Já na Liga dos Campeões as coisas estão mais complicadas. Sim, eu sei que as duas derrotas caseiras foram um tanto ou quanto injustas e que nesses jogos a equipa até demonstrou garra. Até o jogo na Rússia poderia ter tido outro resultado. Mas ó mister, que raio se passa com este plantel? É que depois dos jogos frente ao Zenite e Sporting no Dragão ficou a ideia de que tínhamos equipa pronta a evoluir, mas em Belém já nem parecia a mesma equipa. Ontem na Rússia a equipa esteve bem no primeiro tempo mas no segundo decresceu um pouco, sim, é verdade, o Zenit cresceu no jogo. A questão é que esta equipa é inconstante, muito mais do que seria aceitável, digo eu. É que não deverá ser aceitável que a equipa tenha exibições tão medíocres, sobretudo, antes dos jogos da Liga dos campeões.
Ó mister, faça algo, faça qualquer coisa para mudar o que não está bem. Eu sei que não deve ser fácil estar na sua posição, mas se você aí está, é porque será capaz, certo? Não tenha medo de arriscar quando achar que o deve fazer, não tenha medo de fazer as substituições mais cedo, não tenha medo de lançar aqueles que julga serem úteis em determinado momento do jogo e, por consequência, retirar do campo aqueles que já deram tudo e que não conseguem ser úteis à equipa. Não tenha medo, homem arrisque!

Ao plantel

Querem explicar o que raio se passa? Porque parece que se esqueceram como se joga à bola? É que parece que por vezes há vontade, mas parece que se desliga algo, ou liga o complicómetro e, nada feito. Porque em determinados jogos tem uma atitude e noutros a atitude muda radicalmente? Independentemente das alterações tácticas, já é altura de entrarem no sistema, já estamos em Novembro. Façam um favor aos adeptos, esforcem-se em todos os jogos, porque todos são para ganhar. É, a teoria vocês sabem, até porque dizem-na tantas vezes, mas nós queremos é na prática, percebem?


Mensagem para todos

Nós portistas somos exigentes, mas o somos porque o FC Porto nos ensinou a ser assim e nós, como bons aprendizes que somos, aprendemos de pressa e bem. Se criticamos é porque achamos que algo mais devia ser feito ou talvez feito de outra forma. Mas de uma coisa podem ter a certeza, nunca faltará apoio, mas é preciso que vocês correspondam a esse a poio quanto mais não seja fazendo sempre um bocadinho mais do que no jogo anterior e o bocadinho mais pode significar muito. Lembrem-se que há adeptos que fazem grandes sacrifícios para que nunca falte apoio ao clube, certamente não esperam mais do que ver uma vitória se possível num bom jogo, ou pelo menos num jogo em que a equipa deixe a imagem de ter feito tudo.
Isto tudo para dizer que o próximo jogo é importante, muito importante, pois significa a continuidade numa prova. E mais não digo, porque não quero tornar-me repetitiva.



3 comentários:

RBN disse...

Onde é que eu assino embaixo?:-)

Penta disse...


estou mesmo a ver que vais a Guimarães.:D
é pertinho da "cidade dos asteriscos" (como ainda chamo, em tom jocoso, à cidade onde agora vives) :D

parabéns! pela carta aberta. merecia ser lida pelos destinatários.

abr@ço
Miguel | Tomo II

Ana Andrade disse...

Caro Miguel,
Gostava muito de ir a Guimarães, mas ainda não sei se lá vou... tenho frequência logo na Segunda... complica um pouco as contas... se não for agora, vou para a próxima!

Ah, obrigada aos dois...

Cumprimentos

Ana Andrade