sábado, 2 de novembro de 2013

Crónica e Análise: Belenenses 1 – FC Porto 1



1 – Crónica

Ficaram Dois Pontos em Belém

No final de tarde deste Sábado o Belenenses recebeu o FC Porto em jogo a contar para a nona jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este jogo, Paulo Fonseca decidiu manter Herrera a titular e promover Ricardo à titularidade em detrimento de Josué.
Os dois conjuntos entraram em campo decididos a jogar “taco a taco” e ainda que o FC Porto tenha se aproximado primeiro da baliza dos azuis do Restelo, os de Belém, assim que deu, também responderam com relativo perigo. O FC Porto chegou primeiro à vantagem, através de um golo do defesa Mangala, ao minuto 30. Mas se o defesa francês foi capaz do melhor, também foi capaz do pior, já que esteve envolvido no lance do golo do empate, que surgiu ao minuto 33. O intervalo chegou com o marcador a assinalar um empate a 1.
No segundo tempo a equipa portista sentiu o dever de fazer mais e melhor, mas os passes errados e a incapacidade de pressionar revelaram-se uma constante, ainda que os dragões tivessem beneficiado de oportunidades de golo que foram negadas pelo guarda-redes e defesas dos azuis do Restelo. Na baliza Portista, Helton respondeu da melhor forma à oportunidade mais perigosa de que o Belenenses dispôs. E assim sendo, o resultado não sofreu alterações.
Com este resultado o FC Porto perdeu dois pontos, mas não a liderança do campeonato.




2 – Análise

Segundo as estatísticas, o FC Porto no Restelo, tradicionalmente é feliz. Mas como as estatísticas não jogam futebol, a tradição hoje não foi o que era e lá ficaram no Restelo dois pontos. Em nove jogos este foi o segundo empate dos dragões, ambos fora de portas.
Não se esperavam facilidades e, realmente, não as houve. O FC Porto esteve um pouco melhor na segunda parte do que na primeira, ainda assim, poderia ter estado melhor, principalmente no que diz respeito à pontaria e, pois claro, nos passes – ai Herrera... mas não só.... Mangala foi capaz do melhor e do pior, marcou o golo dos portistas, mas esteve envolvido no lance que deu o empate.
Em suma, dois pontos perdidos e, por consequência, distância encurtada entre o primeiro lugar, ocupado pelo FC Porto e o segundo pelos dois da capital.



3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Lamentavelmente começam a ser rotina os maus jogos e más exibições. Se ainda por cima não ganhamos e continuamos a perder pontos de forma inacreditável, então é bem pior. Será que vamos reagir na Rússia e manter a chama acesa na Champions? A cabeça diz-me que não, mas eu no que diz respeito ao F.C.Porto sou muito mais coração que cabeça.

Bjs

All those years ago disse...

Caríssimo

Fica-lhe a opinião de um benfiquista.

As más exibições do FCP - e do SLB - e nem vale a pena nomear mais, é apenas corolário do campeonato que sempre tivemos; há muitos anos de domínio benfiquista, depois portista; esporadicamente discutido a dois, e apenas por acaso a três; qualquer equipa que apresente um futebol melhor é imediatamente sangrada pelos dois grandes (veja-se PF e o Estoril ). Sem competitividade não há necessidade de jogar muito - o FCP tornará aser campeão o SLB ficará mais ou menos perto e todos os outros jogarão para o 3º lugar.

Como adepto, adorei ver o SLB ganhar e imagino que os portistas o façam agora que a hegemonia está aí; como espectador... há muito que só vejo a Premier, onde as faltas são por engano e qualquer jogo é uma incógnita. Aqui FCP e SLB raramente passam os 30000 espectadores - em Inglaterra os estádios estão sempre cheios.

Não será por acaso que só por poucas vezes passamos os oitavos da Champions e que a selecção anda como anda.

Saudações desportivas

Alberto de Carteado Malheiro

Ana Andrade disse...

Caro Alberto,
Pois é, o futebol português é pobre, não, não estou só a falar em termos monetários, porque isso aí é demasiado evidente, estou a falar em termos de jogo jogado. Tem razão, o título é normalmente discutido a solo ou a dois… mas isto leva-me para outra reflexão… se não vejamos… Jogos entre os grandes e equipas ditas pequenas, são sempre, ou quase sempre o mesmo, ou seja, as equipas mais pequenas estacionam o autocarro e o atrelado em frente da baliza adversária – eu sei que cada um joga com as armas que tem – mas tal coisa não torna o jogo nem bonito, nem imprevisível, como seria suposto. E já nem falo de jogos entre equipas pequenas, jogos que muitas vezes terminam com nulo no marcador, jogos que suspeito haver poucas oportunidades de golo, porque ninguém arrisca, quando no futebol é suposto, também, correr-se riscos. E nem falo do preço dos bilhetes, porque isso aí é entrar noutra dimensão da questão. Que lógica tem pagar-se tanto por um espectáculo pobre… isto é o que passa pela cabeça das pessoas… Enfim, tudo isto empobrece o futebol português…

Enquanto que o inverso ocorre nas ligas Inglesa e Alemã, por exemplo.

Cumprimentos

Ana Andrade