sábado, 23 de novembro de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Nacional 1



1 – Crónica

Empate num jogo onde faltaram, claramente, os golos

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu o Nacional em jogo a contar para a décima jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este encontro Paulo Fonseca viu-se obrigado a fazer uma alteração no centro da defesa, devido ao castigo de Mangala, apostando na titularidade de Maicon. Herrera também foi titular em detrimento do belga Defour.
A história do primeiro tempo é fácil de contar em poucas palavras. O FC Porto dominou, controlou, teve mais posse de bola precisamente 81%, pressionou e criou perigo junto da área e da baliza do Nacional, beneficiou de muitos cantos, contudo, foi incapaz de marcar. E assim, o intervalo chegou com um empate no marcador.
No segundo tempo, ao minuto 51, Jackson activou o marcador, finalmente uma bola acertava no sítio certo. E, poucos minutos depois Lucho ficou muito perto de fazer o segundo golo, não fosse a bola ter saído ao lado da baliza nacionalista. No entanto, já próximo do final, Otamendi falhou ao não conseguir afastar a bola da área portista e o Nacional acabou por empatar. Os dragões ainda tentaram reagir, mas o golo da vitória não surgiu.
Com este empate o FC Porto permite que o segundo classificado, o Benfica, fique a apenas 1 ponto de distância.



2 – Análise

Depois da pausa no campeonato para, primeiro, os jogos da Taça e depois para os jogos das selecções, o FC Porto regressou ao Dragão e à primeira Liga recebendo o Nacional da Madeira. Se me pareceu um exagero o facto de terem considerado a equipa madeirense como a besta negra, também me pareceu que facilidades não iam existir, visto que no futebol não há jogos fáceis. Assim sendo, esperava-se que os jogadores portistas entrassem em campo à procura da vitória e que fizessem o possível para a alcançar. E no primeiro tempo só faltou mesmo a bola entrar na baliza madeirense. No segundo tempo Jackson activou o marcador, mas já próximo do final o Nacional acabou por empatar, muito por culpa de um erro de Otamendi. Depois, claro, os jogadores portistas foram à procura do golo, até Helton foi à área contrária. No final deste jogo sobraram, para mim, algumas questões: o que raio fazem nos treinos? Será que não treinam os cantos? É que de tantos cantos a favor, precisamente 17, só um deu golo, é pouco, muito pouco. E, a pergunta que já fiz tantas vezes, o que se passa com esta defesa? Onde está a defesa coesa das últimas épocas? Em suma, o FC Porto perdeu um jogo que podia e devia ter vencido, e tudo porque transformou o Nacional numa besta negra ao ser incapaz de ser eficaz.



PS. Os lenços brancos não resolvem nada, mas uma coisa é certa, algo tem de mudar, e rápido.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Empatar deixa-me preocupado, empatar dois jogos seguidos e nestas circuntâncias, pior, mas quando ouço Paulo Fonseca dizer que a exibição foi a melhor dos últimos tempos ... Talvez seja eu que esteja a ver mal.

Bjs