quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Crónica e Análise: Eintracht de Frankfurt 3 – FC Porto 3



1 – Crónica

Foram precisos nervos de aço…

No final de tarde desta Quinta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Eintracht de Frankfurt em jogo a contar para a segunda mão dos 16-avos de final da Liga Europa. No final do encontro verificou-se um empate a 3.
Para este encontro, Paulo Fonseca apostou em Maicon e Carlos Eduardo para os lugares de Abdoulaye e Josué.
Os alemães entraram melhor em jogo, mas aos poucos os dragões foram procurando responder à entrada dos da casa e procurando controlar o encontro. No entanto, oportunidades claras de golo não surgiram logo. E ao minuto 37 os alemães ativaram o marcador. E foi com o FC Porto em desvantagem, no jogo e na eliminatória, que chegou o intervalo.
os dragões sabiam que tinham 45 minutos para virar a eliminatória a seu favor. No entanto, o Eintracht ampliou o marcador, ao minuto 52, num lance onde se voltaram a verificar erros defensivos. O terceiro golo dos da casa esteve a vista, mas Varela não o permitiu, retirando a bola antes que esta entrasse na baliza portista. E ao minuto 58, Mangala reduziu a desvantagem portista. E, novamente Mangala, ao minuto 71 reestabeleceu a igualdade. Nesse momento bastava um golo para que o FC Porto estivesse na fase seguinte da prova. No entanto, foram os alemães a passar, outra vez, para a frente do marcador, ao minuto 76. Mas Ghil´´as, ao minuto 86, voltou a empatar. Foi um jogo de nervos…
Com este resultado o FC Porto carimbou o passaporte para os oitavos de final da Liga Europa, onde vai defrontar o Nápoles.



2 – Análise

Depois de na primeira mão o jogo ter terminado empatado, depois do FC Porto ter deixado escapar a vitória, não se esperava que o jogo em território alemão fosse fácil. Sabia-se que seria preciso o FC Porto conseguir marcar, sem sofrer golos, ou na pior das hipóteses empatar a 3. A tarefa era complicada, mas como na vida, no futebol também não há impossíveis. E, depois de estar três vezes em desvantagem, os dragões empataram sempre e, dessa forma, conseguiram um resultado que permite continuar em prova. O jogo foi emocionante, pela constante alteração no marcador, principalmente na segunda parte, pela crença e garra que os portistas deixaram em campo, contudo, não me pareceu um grande jogo de futebol, daqueles que chovem oportunidades de golo para ambos os lados. Mas o importante foi o FC Porto ter sido capaz de deixar em campo força, garra e crença. E lá marcaram presença os já, infelizmente, habituais, erros defensivos – alguém é capaz de me explicar como uma equipa se esquece como se defende? É que eu ainda não consegui entender como é que se desaprendeu tanto em tão pouco tempo. Enfim… Obrigada Mangala e Ghilás, pelos  golos que permitem ao FC Porto seguir em frente e obrigada ao Paulo Fonseca por não ter apostado em Ghilas apenas ao minuto 85/87. Segue-se o Nápoles, não vai ser fácil, mas pensemos nisso na altura própria. Agora o que importa é que o FC Porto conseguiu um importante resultado na Alemanha e esperemos que com este resultado a motivação da equipa renasça, porque tanto na vida como no futebol, não há impossíveis.


PS. Parte do meu FC Porto está de volta! Aquela parte em que virar a cara à luta não existe!


Sem comentários: