segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Paulo Fonseca e o FC Porto



A vida de Paulo Fonseca não está fácil, nada fácil. Ontem, perante a derrota, a contestação evadiu, em força, a bancada do Dragão. E verificou-se à saída do parque do estádio. Que Paulo Fonseca já à muito que tinha esgotado a paciência dos mais impacientes dos adeptos e alterado os nervos dos mais pacientes, já se sabia; também já se tinham visto lenços brancos nas bancadas do Dragão, mas ontem foi muito mais complicado.
No final do encontro Paulo Fonseca disse que iria falar com o Presidente. Mas Pinto da Costa não quis tocar no assunto. Talvez porque aquele não era de todo o momento para falar do treinador? Talvez Paulo Fonseca ainda não tivesse falado com o Presidente? Não sei, tão pouco sei o que vai acontecer, mas o que sei é que esta situação pode transformar-se, de jogo para jogo, numa bola-de-neve de proporções incalculáveis. Sobra então a questão: O que é melhor fazer agora? Deixar Paulo Fonseca sair, como parece claramente querer, e apostar num treinador para o resto da época, já a pensar na próxima? Não permitir que Paulo Fonseca saia, correndo o risco de tudo continuar igual? Está nas mãos do Presidente decidir.
É necessário lembrar que vem aí, já na próxima Quinta, um jogo determinante para a continuação do FC Porto na Liga Europa. Terá Paulo Fonseca condições para orientar a equipa?
Há uma coisa que aprendi e que acho que se poderá aplicar neste caso. Se não vejamos. Diz a teoria que quando um atleta sabe que tem capacidades, mas não confia nas capacidades do resto da equipa, é incapaz de render o desejado. Ora, tendo em conta esta teoria, será que a equipa tem a noção da valia de cada um e do conjunto, mas não confia no seu líder? Atenção estou apenas a divagar…
Uma coisa é certa, a equipa, nesta fase da época, já deveria apresentar, à muito tempo, melhorias exibicionais. No entanto, o que se verifica é uma constante instabilidade, constantes erros que se repetem sem parecer haver correção nos treinos e constantes faltas de atenção nos jogos. Percebe-se que há jogadores que estão a render muito menos do que seria suposto render. Sobra a ideia e a sensação de falta de liderança por parte do treinador.
Agora, como já disse, resta esperar para ver o que decide Pinto da Costa.



1 comentário:

rbn disse...

Eu prefiro confiar no presidente, que apesar dos seus quase 80% de acertos nas apostas nos 31 anos em que comanda os destinos do FCP, é humano e às vezes erra.

A aposta é claramente falhada, e se calhar, o próprio mister deve estar rezando pra ser demitido, já não estando com a cabeça a 100% no FCP.

Mas como líder nato que é, Pinto da Costa governa o clube de dentro pra fora, e mostra aos nossos "amigos" da sic, tvi, rtp, bola, record e outros que quem manda é ele, e que não vale a pena especularem com "fins de ciclo", "já não é o que era", aquelas coisas que os nossos "amigos" adoram escrever nos jornais e falar na televisão...

Já que não vai despedir o PF, o melhor que nós podemos fazer é confiar no presidente, porque alguma razão terá ele para não despedir o mister.

Entretanto, se eu fosse da equipa técnica do FCP, mostrava principalmente aos jogadores isto

http://pelethebest.blogspot.pt/2014/01/o-rei-sylvester-stallone-e-fuga-para.html

Vá ao link acima no meu blog e veja esta história incrível sobre a única equipa na história do futebol que jogou unica e exclusivamente para HONRAR A CAMISOLA...

Quem sabe se alguém mostrasse isso aos jogadores, para eles verem que mesmo diante das maiores dificuldades, mesmo com tudo contra, vejam que é possível se superar?

Quem sabe se eles jogadores, ao verem isso, não tomassem um mínimo de vergonha na cara, esquecessem um pouco os salários milionários e jogassem como ESTA equipa?

Quem sabe?