domingo, 23 de fevereiro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Estoril 1



1 – Crónica

Derrota no Dragão cinco anos depois

No início de noite deste Domingo o FC Porto recebeu o Estoril em jogo a contar para a vigésima jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos dragões por 0-1.
De volta ao campeonato, Paulo Fonseca voltou a apostar no mesmo onze que na semana passada venceu em Barcelos.
A primeira parte foi morna, muito morna. Os dragões beneficiaram de escassas oportunidades de golo. Razão pela qual o nulo no marcador se mantinha ao intervalo.
No segundo tempo os dragões procuraram o golo com mais persistência, no entanto, a bola não entrou na baliza do Estoril, algumas vezes por culpa do guarda-redes adversário, outra por falta de pontaria dos jogadores portistas. Ao minuto 77, o árbitro assinalou grande penalidade contra o FC Porto e Mangala foi expulso. Na conversão da grande penalidade, o Estoril ativou o marcador. E depois, depois surgiu a contestação nas bancadas, ambiente quente no Dragão e a equipa a procurar o empate sem o alcançar.
Com esta derrota o FC Porto cai para terceiro lugar, a quatro pontos do primeiro lugar, ocupado pelo Benfica, que ainda não jogou, e a dois pontos do Sporting.



2 – Análise

Depois do jogo de Barcelos, onde a equipa até se apresentou bem, e depois do jogo da Liga Europa, onde as coisas não terminaram bem, este jogo com o Estoril configurava-se como uma incógnita. No entanto, esperava-se que desse por onde desse, a vitória seria sempre o resultado mais desejado, nem que fosse pela margem mínima e arrancada a ferros. Ora, na primeira parte o FC Porto teve uma oportunidade de golo e na segunda algumas que cominaram em defesas do guarda-redes do Estoril ou bem longe do alvo. Pouco, muito pouco para uma equipa que tem como objetivo ser campeã e que joga em casa. Depois veio o lance da grande penalidade a favor do Estoril e a expulsão de Mangala. O caldo entornou-se de vez. Voltou às bancadas do dragão, a contestação a Paulo Fonseca, os lenços brancos e os pedidos veementes para que este deixe o clube.
Em suma, o FC Porto perdeu um jogo em casa para o campeonato, algo que não acontecia à cinco anos; voltou a fazer um jogo sem qualquer brilho, em que acertar na baliza pareceu ser missão impossível para os jogadores portistas; corre o risco de ficar a sete pontos da liderança e no terceiro lugar; sobrou contestação nas bancadas e confusão à saída do Dragão.
No momento em que escrevo estas linhas, o Presidente Pinto da Costa esteve a falar a SIC onde se mostrou indignado com a atitude da polícia, que queria que os jogadores saíssem por outra porta, seguindo em contramão. Em sentido contrário, os dirigentes do FC Porto pretendiam que os jogadores saíssem pela saída de sempre, como sempre o fizeram. Nem uma palavra sobre Paulo Fonseca, aliais, o Presidente até se mostrou indignado com a questão. Portanto, só o tempo dirá o que vai acontecer.

Sem comentários: