quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Crónica e Análise: Chelsea 2 – FC Porto 0



1 – Crónica

Da Liga dos Campeões para a Liga Europa

Ao início de noite desta Quarta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Chelsea, em jogo a contar para a 6ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-0.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Maicon, Marcano e  Indi; Danilo, Herrera, Imbula e Layun; Corona e Brahimi
O FC Porto não entrou mal em jogo, sendo dos Dragões a primeira ocasião de relativo perigo, protagonizada por Brahimi. Contudo, na primeira vez que os ingleses se aproximaram da baliza de Casillas, ao minuto 12 chegaram a vantagem, Marcano, involuntariamente, introduziu a bola na própria baliza. Em desvantagem o FC Porto quebrou e o Chelsea procurou aproveitar para ampliar a vantagem, que esteve perto de acontecer, quando uma bola passou perto do poste da baliza portista. O FC Porto registou maior posse de bola, mas infelizmente não se traduziu em situações de perigo, tão pouco golos.
No início do segundo tempo, os ingleses ameaçaram fazer o segundo golo, mas Casillas negou-o. Corona procurou responder da melhor forma, no entanto, não foi feliz. até que ao minuto 51, os ingleses fizeram o segundo golo e “mataram” as esperanças portistas. Lopetegui mexeu na equipa, fez entrar Ruben Neves, Aboubakar e mais tarde Tello, o FC Porto melhorou, no entanto, o Chelsea fez por dar pouco espaço ao ataque portista, de modo a não sofrer golos. Ainda assim, Brahimi, por duas vezes e tello, criaram perigo junto da baliza adversária.
Com este resultado o FC Porto manteve os 10 pontos e terminou a fase de grupos no terceiro lugar, segue, por isso, para a Liga Europa.


2 – Análise

Não se esperavam facilidades, porque apesar do Chelsea não estar a atravessar um bom momento, era certo e sabido que não ia facilitar numa prova tão importante. Cabia ao FC Porto, que para todos os efeitos dependia de si próprio, procurar tudo fazer para vencer o jogo. Mas as contrariedades chegaram antes do almoço, com a notícia de que André André não poderia jogar devido a problemas musculares - infelizmente o médio portista não é uma máquina, pelo que é impossível fazer todos os jogos, ao contrário do que gostariam muitos adeptos portistas. Provavelmente esta situação obrigou Lopetegui a alterar os planos de jogo e talvez por isso Layun foi para o meio campo. A segunda contrariedade chegou ao 12º minuto de jogo quando Marcano, ainda que involuntariamente, introduziu a bola na própria baliza. Se a tarefa era difícil, complicou-se mais ainda. Com o segundo tempo veio o segundo golo dos ingleses e, o FC Porto não conseguiu marcar.
Nem acho que tenha sido um grande jogo de futebol, talvez a preção que ambas as equipas estavam sujeitas: uma, o FC Porto, obrigado a vencer para seguir em frente, procurando fazer história; e a outra, porque ficar fora desta prova só agravaria ainda mais a situação em que se encontra; tenham contribuído para tornar o jogo menos espetacular, com um FC Porto muito mais nervoso do que seria desejável.
É certo que nos próximos dias vão ser muito discutidas as opções de Lopetegui – confesso que já estava com dificuldades em ouvir o comentador da Antena 1 – mas a verdade é que procurou apostar em quem poderia resolver o jogo, Corona e Brahimi, em detrimento de Aboubakar, por estarem motivados e com o golo bem presente, ao contrário do camaronês. Para além disso, jogando desta forma poderia surpreender os defesas contrários. Quanto a Layun no meio campo, francamente, não me parece ter sido uma má opção. O problema é que não correu como desejado. Obviamente que são opções discutíveis, mas seja como for, não podemos nos esquecer que é Lopetegui quem melhor conhece as condições de cada jogador e que tal como todos nós, queria que a equipa hoje fizesse história. Só que tal não aconteceu e o resultado de tudo isto é o facto do FC Porto ter caído com estrondo da Liga dos Campeões para a Liga Europa, depois de ter estado com um pé na fase seguinte da mais importante prova de clubes a nível mundial. O que significa que o FC Porto dificultou a sua própria vida ao perder na jornada anterior em casa frente ao Dínamo, não foi hoje. Agora não vale a pena chorar sobre o leite derramado, paciência, resta olhar em frente e encarar a Liga Europa de forma positiva, procurando chegar o mais longe possível na competição.




Sem comentários: