terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Marítimo 3



1 – Crónica

Ineficácia Portista Resultou em Derrota

No final de tarde desta Terça o FC Porto recebeu o Marítimo em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-3.
Para este jogo Lopetegui apostou num onze composto por: Helton; Víctor García, Maicon, Marcano e José Ángel; André André, Evandro e Sérgio Oliveira; Tello, André Silva e Varela.
Lento, foi este o ritmo que se jogou a primeira parte. Só a partir da meia-hora o FC Porto “acordou para a vida” e por intermédio de Víctor García, Tello e André Silva, procurou chegar à baliza adversária, mas nenhum dos três foi eficaz.
No segundo tempo Lopetegui promoveu uma alteração, Imbula surgiu no lugar de André André – que voltou à competição depois da lesão. Mal tinha recomeçado o jogo e os insolares adiantaram-se no marcador. Na resposta o FC Porto ficou perto do golo, contudo Evandro não conseguiu ser eficaz. O Marítimo aproveitou da melhor forma a intranquilidade portista e, ao minuto 70 chegou ao segundo golo, num lance em que Marcano não foi eficaz na defesa. Na resposta, Aboubakar, que havia entrado para o lugar de Varela, viu o guarda-redes adversário negar-lhe o golo. Diz-se que quem não marca arrisca-se a sofrer e foi o que se passou. Já perto do final o marítimo fez o terceiro golo. Já no período de descontos, Aboubakar finalmente conseguiu acertar na baliza adversária. Infelizmente tarde de mais.
Com este resultado o FC Porto compromete as contas na Taça da Liga, o que significa que não depende de si próprio para seguir em frente na competição.


2 – Análise

No post de antevisão deste jogo escrevi que a Taça da Liga será sempre vista como a última prioridade das prioridades, mas também escrevi que está na hora de fazer companhia às taças presentes no Museu. No entanto, a competição não começou, de todo, da melhor forma.
O grande problema deste jogo, para além de ter sido um mau jogo, foi a ineficácia do FC Porto, na defesa e no ataque, e o facto do marítimo ter conseguido ser eficaz a defender e a atacar.
Não, eu não gosto de ver o FC Porto perder, nem num jogo de pré-época, daqueles a feijões, mas a verdade é que a Taça da Liga continua a ser vista como a competição mal-amada e por isso esta derrota custa-me muito menos a digerir. Obviamente que há muito a mudar – os jogadores a quem Lopetegui deu, e bem, minutos hoje tem muito mais para mostrar.
Em suma, este jogo correu mal, muito mal, mas já passou e agora é centrar todas as atenções no campeonato, essa sim a principal competição.



1 comentário:

rbn disse...

Com exceção do jogo com a briosa, e mais dois ou tres joguinhos, o que temos visto todas as semanas é isto: lentidão, falta de fio de jogo, falta de vontade, falta de correria, falta de luta... nós não ganhamos uma dividida ou 2ª bola sequer... de ninguém...

Com qualquer 11 inicial, o que temos visto todas as semanas é isto: qualquer treinadorzinho meia-leca sabe exatamente como o Porto vai jogar. Qualquer treinadorzinho de meia tigela sabe que basta meter uma pressãozinha nos defesas que vai dar algum caldo, que alguém vai meter água, que alguém vai se atrapalhar e entregar o ouro...

O 2º golo é simplesmente ridículo, nós tinhamos a posse de bola, bastou uma pressãozinha e pimba...

Os dois últimos treinadores da equipe principal do Porto são hoje em dia os dois treinadores que melhor jogam futebol em Portugal:

Luís Castro e Paulo Fonseca tem mostrado em suas respectivas equipes um futebol bonito, organizado, rápido e sempre pra frente, sem toquinhos e mais toquinhos pros lados e pra trás, sempre com os olhos postos na baliza adversária, com ganas de marcar golos, com raça, com garra, com atitude... dá prazer ver o Porto B e o Braga jogarem... e com a equipe A, nós portistas e todos os adversários já sabemos o que esperar deste Porto de Lopetegui...hoje foi outra vez a regra... a exceção foram os 3 ou 4 joguinhos mais conseguidos...

Estamos em dezembro quase janeiro... e desde julho ( 6 meses!!!) que estamos à espera de ver melhorias, fio de jogo, entrosamento, organização, e o que vemos são 11 jogadores vestidos de azul e branco (ou castanho) que não sabem jogar em conjunto, não sabem pra onde lançar a bola em situação de contrataque, não sabem jogar com critério e velocidade, e mesmo treinando e jogando juntos há 6 meses, a impressão que fica é que simplesmente AINDA NÃO SE CONHECEM, olham e não sabem o que o outro vai fazer, pra onde vai correr, onde quer receber o lançamento, nada!!! 6 MESES!!!

Infelizmente, o mister não dá mais que aquilo...se desse mais que aquilo, já o havia demonstrado... e provado...

PS: Quando perguntei o 11 titular do Porto há tempos atrás no blog do DVP, estava me referindo a:
Aquele 11 tipo que a sra descreveu jogou junto quantos jogos esta época? Eu penso que nem chegou a jogar junto 30% desta época...