segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Crónica e Análise: Nacional 1 – FC Porto 2



1 – Crónica

FC Porto Vence Jogo em que Nevoeiro foi Protagonista

A meio da tarde de ontem e no início da tarde de hoje, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Nacional, em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Marcano, Indi e Layun; Danilo, Ruben Neves e Herrera; Corona, Aboubakar e Brahimi.
6 minutos volvidos desde o apito inicial do senhor árbitro e, na sequencia de um canto, Marcano inaugurou o marcador. Dois minutos depois, ainda os portistas festejavam o golo e o Nacional reponha o empate no marcador. Mas ao minuto 14, os Dragões saltavam novamente para a frente do marcador: Herrera rematou, o guarda-redes defendeu para a frente onde surgiu Brahimi a fazer o segundo golo. Antes do intervalo o argelino beneficiou de mais um lance em que podia marcar, bem como Aboubakar.
No segundo tempo o Nacional entrou melhor, procurando anular a vantagem portista. Mas também no segundo tempo o nevoeiro começou a dar sinais de que também queria participar no desafio. Entretanto, perante a entrada mais forte do Nacional, Lopetegui mexeu no xadrez de forma a controlar as operações. Algo que foi conseguido e, até, foi o FC Porto a ficar perto do terceiro golo, por duas ocasiões, primeiro por intermédio de Aboubakar e depois Herrera. Surgiu, então, a primeira paragem no jogo. O jogo parou durante uns minutos, recomeçando e voltando a parar. Até que o senhor árbitro decidiu não reatar a partida. Ambas as equipas acordaram que os 15 minutos finais se jogariam na hora de almoço desta Segunda. Mesmo com o nevoeiro a ameaçar, realizou-se os minutos finais da partida. Minutos esses em que o FC Porto deu a iniciativa de jogo ao Nacional, procurando em contra-ataque matar o jogo. Como hoje não surgiram golos, o resultado final vem de ontem.
Com esta vitória o FC Porto soma 33 pontos e permanece a 2 pontos do primeiro lugar.

2 – Análise

Não se esperavam facilidades e realmente não as houve de todo. Primeiro, porque o Nacional é sempre uma equipa que procura complicar a vida dos adversários; segundo porque jogar uma segunda parte com a presença do nevoeiro não é fácil para nenhuma equipa.
É, para mim, difícil fazer uma análise a este jogo, visto que segui com muita dificuldade o relato do primeiro tempo e mais ainda do segundo. Pelo que fui lendo por aí, não foi propriamente um bom jogo de futebol, muito disputado no primeiro tempo e com um segundo menos bom. A bem dizer, o terceiro, os 15 minutos finais jogados hoje, foi fraco, com o FC Porto a jogar à defesa, procurando o erro adversário.
Em suma, foi uma importante vitória, não muito fácil, que permite manter o FC Porto a 2 pontos do primeiro lugar.


PS1. Durante esta semana abordarei a problemática do estádio da Madeira, casa do Nacional.
PS2 O sorteio realizado hoje na Suíça ditou que o FC Porto defrontará o Borussia de Dortmund nos dezasseis avos de final da Liga Europa. Analisando a frio, não me parece ter sido favorável, mas é o adversário que teremos de defrontar. Seja como for, ainda falta muito tempo para a eliminatória europeia, pelo que para já o melhor é pensar no campeonato.


2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

Não consegui ver o "Dia seguinte" da SIC devido aos comentários facciosos dos fulaninhos dos lampeões e calimeros...!
1 - Referiram eles dois penalties perdoados ao Porto...!
2 - O advogado calimero deliberadamente esqueceu-se de mencionar o 1º golo do Sportem pp que foi precedido de falta, com um elemento da equipa dos "viscondes falidos" a empurrar os adversários da barreira. Mas mais, também se esqueceu de falar do lance em que o central brasileiro Naldo no jogo com o Tondela traça nitidamente o avançado adversário...!
O ex-ministro lampeão então é impossível de aturar escamoteando o "colinho" da época passada e que os lampeões são sempre protegidos pelos juízes do apito: no campeonato português é expressamente proibido entrar duro aos meninos da luz...!
3 - E não é que o FC Porto não tem à altura para divulgar, realçar, provocar ruido, para chamar a atenção dos média sobre estas questões...?!

Abraço
www.dragaoatentoiii.wordpress.com

Ana Andrade disse...

Caro Dragão Atento,
Não vi o programa, mas na verdade não me admira nada… quase que apetece perguntar: e novidades?
Lampiões e lagartos vão sempre, mas sempre, dizer que o FC Porto foi beneficiado, mesmo que seja bem visível, a muitos quilómetros de distância, que eles já o foram muito mais vezes do que o FC Porto. E atenção que só estou a referir-me a este campeonato…
Sabe, para bem da minha sanidade mental, a muito tempo que deixei de ver esses pseudodebates desportivos… é que comecei a dar por mim com muita vontade de atirar algo à televisão, em reação às declarações execráveis desse ex-ministro…
Quanto ao FC Porto, mergulhou num silêncio ensurdecedor, cuja única questão é: quando vai emergir?

Cumprimentos

Ana Andrade