sábado, 5 de dezembro de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Paços de Ferreira 1



1 – Crónica

Golos Mexicanos Contribuíram para Virar o Resultado

No final de tarde deste Sábado o FC Porto recebeu o Paços de Ferreira em jogo a contar para a 12ª Jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Maicon, Martins Indi e Layun; Ruben Neves, Herrera e André André; Corona Aboubakar e Brahimi.
A primeira ocasião de golo foi protagonizada por Maicon, que obrigou o guarda-redes adversário a travar um remate na sequência de um canto.  Mas como se costuma dizer, quem não marca arrisca-se a sofrer e foi o que se passou ao minuto 8, num lance em que a defesa portista podia e devia ter sido mais rápida a afastar a bola da zona de perigo. A perder, cabia ao FC Porto tudo fazer para dar a volta ao marcador e agarrar os três pontos. No entanto, os portistas só conseguiram reagir perto do minuto 20, quando começaram a pressionar mais a defesa adversária e evitar assim as subidas dos pacenses. Novamente Maicon, após um canto, obrigou o guarda-redes adversário a evitar o golo. Até que Corona, ao minuto 29, fez o golo do empate. Até ao intervalo, Indi, Corona e Herrera podiam ter completado a reviravolta no marcador.
No segundo tempo os Dragões entraram pressionantes e mais rápidos, obrigando o Paços a recuar. Até que ao minuto 64, o senhor árbitro assinalou grande penalidade a favor do FC Porto, a castigar uma falta sofrida por Herrera, grande penalidade essa convertida por Layun. Até ao final do encontro ainda houve tempo para Aboubakar desperdiçar duas oportunidades de golo. Tello, por uma vez, também ficou perto de festejar. O Paços ainda procurou reagir, no entanto, o perigo para a baliza de Casillas nunca foi eminente.
Com esta vitória o FC Porto soma 30 pontos e permanece no segundo lugar a dois pontos do primeiro.


2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e realmente não o foi, mas um FC Porto com espírito de luta superou as dificuldades. Cedo os de Paços de Ferreira ficaram em vantagem o que fez com que o FC Porto tivesse de dar a volta ao resultado, situação que ainda não tinha conseguido com Lopetegui ao comando, foi hoje o dia.
Não se pode considerar que foi um mau jogo, mas também não foi um jogo brilhante. Creio que se disser que houve um FC Porto nos primeiros 20 minutos – um FC Porto um tanto ou quanto complicativo, talvez ansioso, sem saber bem como reagir à entrada do Paços em jogo e à desvantagem – e um FC Porto depois do minuto 20 – capaz de pressionar o adversário, criando ocasiões de golo e obrigando-o a defender – não estarei a exagerar. De destacar: primeiro, a competência, a ambição e o espírito de luta da equipa, só dessa forma foi possível dar a volta a um resultado que, desde cedo, ficou desfavorável; Corona e Layun, pelos golos que deram a volta ao resultado e, consequentemente, a vitória; e o facto de, pela primeira vez, ter sido assinalada uma grande penalidade a favor do FC Porto. Pela negativa há a destacar Aboubakar, como é possível falhar tanto? Ó mister, coloque-o a rematar para uma baliza vazia durante uma manhã, quiçá um dia, a ver se o rapaz afina a pontaria.
Em suma, foi uma vitória justa e incontestável – que podia ter sido por uma diferença de golos maior – que permite continuar a dois pontos da liderança. Siga para o jogo decisivo da Liga dos Campeões.



Sem comentários: