terça-feira, 5 de abril de 2016

Carta aberta ao Plantel Portista



Caros jogadores do plantel principal do FC Porto,
Cá estou eu outra vez a escrever-vos num momento difícil. Na verdade já por várias vezes esta época tive vontade de vos escrever uma carta aberta, mas acabei sempre por não o fazer. Faço-o hoje, porque a derrota de ontem foi, mais uma vez, difícil de digerir.
É, como adepta portista que sou, e porque aprendi com este clube a gostar muito de vencer, custam-me muito as derrotas. E infelizmente esta época já são algumas… Na verdade a de ontem foi só mais uma… não, não é esta a mentalidade de um adepto portista, mas estou a ser, tristemente, realista, porque esta temporada está a ser, terrivelmente, difícil.
Sabem com quê consigo comparar o FC Porto 2015-2016? Com um carrocel em permanente rodopio, com constantes altos e baixos, cujo primeiro ponto de viragem foi o jogo em casa frente ao Dinamo de Kiev; e o último episódio foi a deprimente derrota de ontem frente ao Tondela. Não, eu não sei como se consegue explicar esta instabilidade toda, e não sei se vocês a conseguem explicar.
Eu tenho a noção de que cada um de vocês é melhor jogador do que aquilo que tem demonstrado, mas também sei que muitos de vocês estão sem confiança, em si próprios e nos colegas; sei que outros não estão em forma, e como isso faz a diferença; sei, ainda, que foi necessário adaptarem-se ao novo treinador numa altura em que não houve tempo para errar; sei que está complicado a defesa  estabilizar, pois foram muitas trocas em jogos sucessivos. Tudo isto não facilita o trabalho de nenhuma equipa. É, como veem eu até sou uma adepta compreensiva.
Mas sabem o que mais me custa? São os erros que a equipa comete que não são admissíveis nem nas camadas jovens. E o pior é vocês reconhecerem a existência desses erros e não serem capazes de os corrigir, porque repetem-se constantemente… E esses erros pagam-se caro e até quem sabe não terão uma cota parte de responsabilidade na instabilidade que se instalou na equipa?
Lembram-se, já estivemos à frente do campeonato… mas quando se esperava que essa posição privilegiada funcionasse como estímulo, eis que perdem frente ao Sporting e uma sucessão de partidas menos positivas atiraram o FC Porto para o 3º posto. Depois veio o jogo na Luz, aí muitos já apostavam por quanto íamos perder… mas não, vocês deram a melhor resposta e vencemos. Nesse momento, parecia que a esperança tinha renascido, só que não. Depois veio a derrota em Braga e, por fim, a de ontem frente ao Tondela.
Não, eu não tenho vergonha por terem perdido em pleno Dragão contra o último classificado da Liga – no dia que sentir vergonha de ser portista está na hora de deixar de seguir o FC Porto – estou, isso sim, triste, desiludida e furiosa convosco. É, porque apesar de ser compreensiva, há coisas que não consigo, de todo, admitir, como, por exemplo, a falta de garra, de ambição e de crença que tem sido demasiado evidente ultimamente. Não, eu não creio que seja por muitos de vocês não sentirem a tão famosa mística portista, porque afinal de contas muitos dos jogadores que marcaram a história dourada do FC Porto: Deco, Lucho, Hulk, James, Falcão, Helton… não eram portistas desde pequeninos e não foi por isso que não deixaram de ser jogadores importantes. Logo, para mim esse não é o problema.
Não, eu não vos vou condenar - para isso já existem muitas vozes - percebo que a equipa está em crise. E porque sou portista nos bons e nos maus momentos, cá estarei para vos apoiar sempre. Mas se me permitem, gostava de vos pedir uma coisa, e peço-o em nome de todos os portistas – até daqueles que, desde o início da época, vos assobiaram só porque sim: o campeonato já era… mas não desistam de agarrar o segundo lugar, por muito difícil que possa parecer chegar lá.



Sem comentários: