quarta-feira, 20 de abril de 2016

Excerto da Entrevista de Omar Govea à Revista Dragões



Omar Govea, jogador da equipa B portista, deu uma entrevista à Revista Dragões de Abril e o site oficial do FC Porto disponibilizou um excerto da mesma.

““ESTOU APAIXONADO PELO CLUBE”
Médio mexicano disse à “Dragões” que já está completamente adaptado ao FC Porto e “ansioso” pelo jogo com o Villarreal
Cedido, esta época, por empréstimo, pelo Mineros de Zacatecas ao FC Porto, Omar Govea afirma-se “encantado” com a cidade Invicta e “apaixonado pelo clube”, que considera “o maior de Portugal”. “Feliz” com o seu desempenho, revela que “seria incrível” ficar nos Dragões e fazer parte da “grande história” que encontrou no Museu do FC Porto by BMG, conquistando “títulos”. O médio mexicano, que nunca imaginou aos 20 anos já ter partilhado o balneário com um jogador com o currículo de Casillas, mostra-se ainda motivado por saber que as portas do plantel principal estão abertas para os jogadores da equipa B, como já ficou provado esta temporada, com a estreia de vários atletas. Para já, o máximo que conseguiu foi ser convocado, mas acredita que a sua oportunidade “vai chegar”.
Depois de três jogos consecutivos sem vencer, quão importante foi regressar aos triunfos no terreno da Oliveirense?
Foi um jogo crucial, que nos permitiu manter a liderança, depois de uma fase complicada, em que não conseguíamos ganhar. Estivemos sempre confiantes e seguros de que os bons resultados iram reaparecer.
O FC Porto B permanece no comando da Ledman LigaPro desde a sétima jornada. Chegado o último terço do campeonato, que objetivos têm definidos para esta reta final?
O principal objetivo é continuar a jogar bem. Fazer parte do plantel do FC Porto implica sempre jogar bem e realizar uma boa temporada. A possibilidade de sermos campeões também nos passa pela cabeça, é um facto, e creio que se prosseguirmos neste caminho, fiéis ao nosso perfil de jogo, podemos chegar lá. Pouco a pouco, vamos vendo o que acontece.
O que significaria para si ser campeão logo no seu primeiro ano no clube?
Muitíssimo. É algo que não me passava pela cabeça e seria importante para mim, para o clube, e para os meus companheiros. Vamos lutar por isso.
Numa entrevista publicada na edição de fevereiro deste ano da DRAGÕES, o mister Luís Castro sublinhou que os títulos de uma equipa B são “praticar bom futebol e desenvolver jogadores”. Concorda com esta ideia?
Sim, e acho que os resultados têm sido positivos. Há qualidade de jogo na equipa B e a provar isso mesmo temos o exemplo recente do Chidozie, que deu o salto em definitivo para o plantel principal. Além disso, há outros jogadores que já foram utilizados esta época, como o André Silva, o Víctor García, o Ismael e o Francisco Ramos. É uma enorme motivação saber que as portas da equipa A estão abertas e que é possível chegar lá.
A participação na Premier League International Cup também vos confere uma motivação adicional?
Com certeza. É muito motivador estar nas meias-finais de uma competição internacional. Já batemos equipas como o Everton e o Schalke 04, o que demonstra bem a nossa forma de estar. Queremos sempre vencer; nunca jogamos para empatar ou a pensar que podemos perder. A equipa técnica tem feito um grande trabalho, os jogadores têm-se mostrado à disposição, e estamos imensamente felizes. Trabalhamos com muita alegria e, sobretudo, com humildade.
Sabendo que vinha para a segunda equipa dos azuis e brancos, imaginava que pudesse defrontar emblemas tão relevantes como estes dois, do futebol inglês e alemão, respetivamente?
Tinha noção do que representava o FC Porto e vinha preparado para os desafios que me aguardavam, mas não imaginava viver tantas boas experiências logo no meu primeiro ano. Agora que aqui estou, percebo que é uma equipa de alto rendimento, que enfrenta sempre os melhores. É o maior clube de Portugal.
Ultrapassado o Benfica, nos quartos de final, o Villarreal é o adversário que se segue. O que esperam dessa partida, agendada para 20 de Abril?
O Villarreal é uma equipa importante de Espanha. Acredito que estejam tão motivados como nós para jogar as meias-finais e acho que vai ser uma partida muito bonita. Estou ansioso para que chegue esse dia e desejo que consigamos um bom resultado e que o FC Porto B alcance novamente a final, como sucedeu na época passada.
Nessa altura, a equipa atravessava um momento diferente no campeonato, fixando-se a meio da tabela classificativa. O facto de este ano se encontrarem a lutar pelos primeiros lugares pode influenciar de outra maneira a forma como olham para esta competição?
É outra temporada, com jogadores diferentes; acho que não se pode comparar. O nosso grupo está muito satisfeito, o campeonato tem corrido bem, chegámos às meias-finais da Premier League International Cup, e contamos manter a boa forma até ao final da época, numa frente e noutra.
Veio para Portugal cedido por empréstimo pelo Mineros de Zacatecas. Pensa já ter convencido os responsáveis azuis e brancos a ficarem consigo em definitivo?
Acho que me tenho saído bem. Sinto-me feliz no FC Porto e seria incrível ficar, mas a última palavra é sempre dos responsáveis do clube. No pouco tempo que ainda resta para o empréstimo terminar, quero continuar a fazer tudo bem ou ainda melhor, e depois logo se vê.
Já se adaptou em pleno?
Perfeitamente. Estou encantado com a cidade e apaixonado pelo clube. Vestir esta camisola é uma enorme felicidade.”

Em


Sem comentários: