sábado, 30 de abril de 2016

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Sporting 3



Dragões Não Conseguiram Derrotar Leões

No final de tarde deste Sábado o FC Porto recebeu o Sporting, em jogo a contar para a 32ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-3.
Para este encontro Peseiro apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Chidozie, Martins Indi e José Ángel; Danilo, Herrera e Sérgio Oliveira; Corona, Aboubakar e Brahimi.
O primeiro tempo foi marcado pelo ritmo elevado que ambas as formações colocaram em campo. A primeira ocasião de perigo foi protagonizada pelo Sporting, no entanto a bola passou por cima da baliza à guarda de Casillas. Na resposta, Herrera atirou a bola ao poste. Noutro lance de perigo, desta feita protagonizado por Aboubakar, a bola acabou por cima da baliza sportinguista. Ao minuto 23 o Sporting ficou em vantagem no marcador, vantagem essa que podia ter sido ampliada pouco depois, não fosse Casillas ter negado os festejos. Na resposta, ao minuto 33 Herrera, de grande penalidade, reestabeleceu a igualdade no marcador. Pouco depois o mexicano voltou a estar perto do golo, no entanto, a bola acabou ao lado da baliza adversária. Quem não marca sofre, foi o que se passou ao minuto 44, os leões voltaram a colocar-se em vantagem.
Na segunda parte o FC Porto entrou decidido a alterar o marcador, Maxi obrigou Rui Patrício a defender e Sérgio Oliveira, na cobrança de um livre, viu a bola embater na barra da baliza. O golo portista poderia ter chegado ao minuto 67, caso o senhor árbitro tivesse visto a falta que Aboubakar sofreu no interior da área. E já nos minutos finais o Sporting chegou ao terceiro golo.
A vitória neste jogo era importante, sobretudo por uma questão de orgulho e honra, visto que o terceiro lugar é já um dado adquirido. Não se esperavam facilidades, porque no futebol não existem jogos fáceis, tão pouco um clássico. O jogo teve tudo o que um grande jogo de futebol requer: equilíbrio, intensidade, emoção, disputa, ou seja, foi um bom jogo de futebol. O FC Porto perdeu-o, sobretudo, porque mais uma vez, outra vez, a equipa cometeu erros que foram decisivos, bem como mais uma vez a eficácia no ataque não esteve presente. Por outro lado, o Sporting foi eficaz tanto a defender como a atacar, fez a diferença. Se num jogo estes pormenores podem ser cruciais, num clássico são ainda mais. Não se pode ignorar, também, que o senhor árbitro errou ao não assinalar uma grande penalidade a favor do FC Porto, numa altura em que o resultado estava em 1-2, o que poderia, ou não, ter alterado a história do jogo.
Em suma, o FC Porto perdeu um jogo que deveria ter ganho em nome do orgulho portista, e em que o resultado parece um tanto ou quanto injusto, dado o equilíbrio.
Com este resultado os Dragões viram crescer a distância para os dois da frente.



Sem comentários: