quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Crónica e Análise: FC Porto 1 – AS Roma 1



Empate Injusto

No início de noite desta Quarta o FC Porto recebeu o AS Roma, em jogo a contar para a primeira mão do play-off de acesso a Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este encontro Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e André André; Adrián Lopez, André Silva e Otávio.
O FC Porto não entrou bem em jogo, período em que a Roma procurou chegar perto da baliza de Casillas. A defesa e o guarda-redes portista iam afastando o perigo, até que, ao minuto 21, Filipe teve a infelicidade de introduzir a bola na própria baliza. Na resposta o FC Porto ficou perto de marcar por intermédio de André Silva, que viu o guarda-redes negar-lhe os festejos, atirando a bola para a frente. Otávio, na recarga, atirou ao lado. Minutos mais tarde o brasileiro voltou a tentar alvejar a baliza adversária, mas novamente a bola não teve a melhor direção. Noutro lance, Otávio assistiu André Silva que sofreu falta, que a equipa de arbitragem assinalou a entrada da área e, em consequência, o jogador da Roma viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho. Mesmo ao cair do pano do primeiro tempo, os dragões viram uma grande penalidade ficar por assinalar.
O FC Porto entrou melhor no segundo tempo e chegou mesmo a marcar, por intermédio de Adrián Lopez, o golo foi festejado por todos, contudo, foi anulado por fora de jogo. André Silva quis repor a igualdade no marcador, no entanto, não conseguiu ultrapassar o guarda-redes. Mas ao minuto 61, foi assinalada uma grande penalidade que André Silva converteu no golo do empate. Seguiram-se várias ocasiões em que os azuis e brancos podiam ter sido mais felizes, no entanto, nem André Silva, nem Filipe, nem Otávio ou Danilo conseguiram o tão desejado golo. A fim de travar a avalanche ofensiva portista, o treinador da Roma fez entrar mais um central. Objetivo alcançado, porque o FC Porto começou a ter mais dificuldades em chegar à baliza adversária.
Não se esperavam facilidades e, de facto, não as houve. Depois de uma entrada forte da Roma, os Dragões conseguiram tomar as rédeas da partida, pelo que o FC Porto podia ter saído deste jogo com os três pontos na mão, não fosse o desperdício de oportunidades e a infelicidade de Filipe. Gostei da exibição portista no segundo tempo, período em que os Dragões dominaram os romanos, notando-se que ainda falta algum discernimento em alguns momentos. É Bom ver que a equipa está com garra e que é capaz de reagir às adversidades.
Em suma, foi um empate penalizador e injusto, que coloca ainda mais dificuldade no jogo da segunda mão em Roma.
Vamos Porto!

PS. Ruben neves esteve pronto para entrar, mas Nuno, no último instante, decidiu que não seria o jovem médio a ir para jogo e sim Evandro. Situação que deixou o número 6 desalentado e em lágrimas. É verdade que foi uma situação triste para Ruben Neves que, certamente, queria entrar em campo e dar tudo para ajudar a equipa, no entanto, creio que não se deve fazer disto um caso, porque parece ter sido meramente uma opção tomada em função do jogo e em resposta a substituição efetuada pelo treinador adversário.
Força Ruben, mais oportunidades surgirão…



Sem comentários: