domingo, 14 de maio de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Paços de Ferreira 1



1 – Crónica

No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu o Paços de Ferreira, em jogo a contar para a 33ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-1.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Boly, Marcano e Alex Telles; André André, Herrera e Otávio; Corona, Soares e Brahimi.
O FC Porto entrou dominador, mas o Paços de Ferreira mostrou que, apesar de também ter os seus objetivos  cumpridos para esta época e o jogo contar para pouco, ia dificultar a vida aos Dragões. Pertenceu, aliás, aos pacenses a primeira real ocasião de perigo do jogo, quando ao minuto 14 atiraram a bola ao lado da baliza. Antes os portistas tinham procurado aproximar-se da baliza dos visitantes, mas sem criar perigo eminente. Ao minuto 30, Marcano ficou perto de festejar, mas o guarda-redes negou-lhe os festejos. Apenas um minuto depois, minuto 31, o Paços de Ferreira chegou a vantagem, num lance em que a bola traiu Casillas. O FC Porto teve, então, que correr atrás do prejuízo e foi rápido a reagir. Ao minuto 35, Herrera, com um bom remate, empatou o encontro. Ao minuto 39, o senhor árbitro assinalou, e bem, uma grande penalidade que Brahimi se encarregou de converter no segundo golo e, dessa forma, colocou os Dragões em vantagem no marcador antes do intervalo.
No reinício do segundo tempo, Nuno trocou Corona por Jota. E o jovem português não precisou de muito tempo para fazer o terceiro golo portista, ao minuto  46. O Paços tentou reagir, mas os Dragões não permitiram, sendo que na única vez que os pacenses ficaram perto de voltar a marcar, estava lá Casillas para o impedir. E, já com André Silva no campo, ao minuto 89, o senhor árbitro voltou a assinalar uma grande penalidade e desta feita foi André Silva a converter no quarto golo do encontro e no seu 16º golo do campeonato.
Com esta vitória o FC Porto soma 76 pontos e está na segunda posição da tabela classificativa, numa altura em que nada pode mudar na classificação.

2 – Análise

Num jogo que já não contava para nada para o FC Porto, vencer era obrigatório para, em primeiro lugar, a equipa se despedir da melhor forma do Estádio do Dragão e dos seus adeptos, que durante toda a época estiveram lá, nos bons e nos maus momentos; e em segundo lugar, para garantir que o Dragão é a fortaleza portista, já que apenas por três vezes o FC Porto saiu de casa com apenas 1 ponto no bolso. De qualquer forma, não se esperavam facilidades e, de facto, não as houve, mas o FC Porto tratou de as transformar em facilidades. O Paços ativou o marcador e obrigou os Dragões a correr atrás do prejuízo. E foram rápidos a reagir. Herrera empatou o jogo e Brahimi, na conversão de uma grande penalidade, colocou os portistas em vantagem. Jota ampliou a vantagem que André Silva, novamente na conversão de uma grande penalidade – que estranho hoje marcarem duas grandes penalidades no Dragão! Deve estar para cair algum santo do altar ou algum burro por uma rocha – fixou nos 4 golos. E para aqueles que dizem que os erros de arbitragem não podem influenciar as prestações da equipa, pergunto: tendo em conta o que se passou hoje, ainda continuam com essa opinião? Passo a explicar a minha questão e, consequentemente o meu ponto de vista. No momento em que a primeira grande penalidade é assinalada, o FC Porto tinha acabado de empatar e procurava o segundo golo, caso a falta, que existiu, não tivesse sido assinalada, tal como aconteceu tantas e tantas vezes esta época, o que ia acontecer? Será que a equipa não ia ficar desconfiada do trabalho da equipa de arbitragem? Como foi, e bem assinalada, a equipa aproveitou para colocar-se em vantagem e dessa forma ganhar confiança para o segundo tempo. Por isso, independentemente dos erros da equipa, que os houve; lamento, não consigo nem quero, dissociar os erros de arbitragem que prejudicaram o FC Porto do desfecho final.
Em suma, a vitória, objetivamente, nada muda, mas foi uma boa vitória, justa e inequívoca.



1 comentário:

Gil Lopes disse...

Boa noite

Tirando as culpas proprias e que fazem perder pontos (e que todas as equipas têm)...

Este ano a arbitragem estava de tal forma inquinada que até mete medo perceber que está de tal forma controlada pelo benfica...

Senão veja-se, sempre que o FCPORTO estava encostado na frente, nem um penaltie se apitava..., mas das duas vezes que se distanciou (na 1ªvez, na sequencia de varios empates a zero) e agora que já não conta para nada, lá nos apitaram penalties...

O pior é que o Presidente e o treinador parece que isso pouco os afecta...

Cumprimentos, Gil Lopes