quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ainda À Beira De Um Ataque de Nervos!

Uma semana depois de ter escrito este post:

http://portistaacemporcento.blogspot.com/2011/08/portistas-beira-de-um-ataque-de-nervos.html

continuo exactamente na mesma, ou seja, continuo à beira de um ataque de nervos. E estou à beira de um ataque de nervos por duas razões: é este mercado de transferências que nunca mais tem fim – agora parece que é o lateral Álvaro Pereira a estar bem perto da porta de saída - e é a final da supertaça, frente ao Barça, para mim e para muitos a melhor equipa do mundo, já amanhã. Só este jogo já impõe uma carga nervosa suficientemente grande não era preciso o mercado de transferências fazê-la aumentar.

Depois das saídas de Falcao e de Ruben Micael, parece que o senhor que se segue é Álvaro Pereira. E será que ficará por aqui? O mais certo é a resposta ser não. Fernando deverá também rumar a outras paragens – pelo menos manifestou esse desejo e tem sido pouco utilizado. Será que este é o preço que o FC Porto tem de pagar por ter feito uma época fantástica? Claro que os tubarões ficaram de olho nos jogadores portistas pela época fantástica, afinal todos querem contratar os melhores. Mas já chega, se continua assim, não serviu de nada uma pré-época.

Quanto ao Álvaro Pereira, se sair, tenho pena que não fique no FC Porto mais uma época, mas, e como disse o presidente, a partir do momento em que as cláusulas são batidas e se eles quiserem ir, o FC Porto não pode fazer nada. Bem, ao menos o lateral esquerdo vai para um clube que aparentemente luta por algo em concreto … Assim sendo, Fucile tem de agarrar o lugar de lateral esquerdo o melhor possível até que um dos laterais de raiz esteja recuperado. Álvaro Pereira vai fazer falta? Claro que sim, como todos os outros, mas provavelmente nos primeiros tempos, depois acredito que fará menos falta. Sei que pareço um disco riscado, mas que feche logo o mercado de transferências é o que mais desejo agora. Tenho muito medo destes últimos dias de mercado aberto, muito medo mesmo… Confio em quem dirige o barco, mas os timings podem dificultar a tarefa dos dirigentes portistas.

Quanto à final da Supertaça, bom, vai por certo ser um bom jogo, pelo menos será motivador, só espero que os jogadores que entrem em campo, seja eles quem forem, que estejam única e exclusivamente concentrados naquele jogo, caso contrário teremos o caldo entornado. A defesa não pode facilitar, tem de estar concentrada ao máximo, porque todos sabemos que o Barça não é uma equipa qualquer. Os médios tem de concentrar-se em ajudar a defender, quando necessário for, e a atacar. O ataque tem de funcionar, Varela tem de estar motivado, Hulk tem de ser o de sempre e o Kleber não pode pensar no peso da camisola. Afinal de contas, volto a repetir, do outro lado vai estar o Barça, um conjunto de jogadores que todos sonhávamos ter no FC Porto, mas que infelizmente estão longe do alcance dos cofres portistas. Messi vai certamente tentar brilhar, mas há-de haver como o parar, não sei como, mas acredito que algum dos defesas do FC Porto saiba a fórmula mágica.

Esta vai ser a quarta presença do FC Porto numa final da Supertaça Europeia, prova que venceu no Velhinho Estádio das Antas, a 13 de Janeiro de 1988 – em moldes diferentes, o vencedor era decidido a duas mãos. Mas já no século XXI e já no molde actual – final disputada no Mónaco – o FC Porto esteve em duas finais, em 2003 e em 2004, ambos os jogos os dragões perderam pela margem mínima. Ora, esta será então a terceira final do FC Porto no século XXI. E será que não há duas sem três? Ou será que a terceira é de vez e a taça vem pela segunda vez na história do clube para a cidade do Porto? Vai ser complicado, claro que vai, mas as finais não foram feitas para se jogar, foram feitas para se ganhar, e depois à que arriscar, porque quem não arrisca não petisca, porque não há equipas invencíveis. Eu sei que tudo isto são clichés, mas usá-los fica sempre bem, porque são verdades. O FC Porto não tem de jogar pressionado, porque não tem nada a perder, aliais, se perder não é nenhum drama nem nenhuma vergonha, porque do outro lado está, volto a repetir, a melhor equipa do mundo, mas se ganhar, tocará o céu e será reconhecido como uma das equipas que parou o super Barça. Agora à que centrar todas as atenções e energias na final de amanhã.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Pedro Homem de Melo, que diz «Ninguém fale em perder! Ninguém recua… E a mocidade Invicta a cada abraço/ A si mais nos estreita. A Pátria é sua./ E, de hora a hora cresce o Baluarte!»

Força Porto. Nós acreditamos, sempre.

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com/