quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Notícias Portistas

Antevisão da Final da Supertaça Europeia; Fase de Grupos da Liga dos Campeões; Reacção ao Sorteio; Declarações de Pinto da Costa

1 – Antevisão da Supertaça Europeia

Depois da lista de convocados, publicada no post anterior, eis a antevisão de Vítor Pereira, de Hulk e de Helton, da final da Supertaça Europeia, jogo frente ao Barça, que vai realizar-se amanhã no Mónaco.

1.1 – Antevisão do treinador do FC Porto

“"NÃO VIEMOS PARA OS VER JOGAR"

Vítor Pereira agradeceu e retribuiu. Os elogios feitos por Guardiola, cerca de uma hora antes, naquele mesmo local, foram prontamente devolvidos. No Fórum Grimaldi, no Mónaco, o treinador do FC Porto não teve problemas em reconhecer no Barcelona a melhor equipa que alguma vez viu jogar. Só que, desta vez, com a Supertaça Europeia em disputa, tenciona fazer muito mais do que assistir.

Na véspera da grande decisão, o objectivo foi assumido abertamente pelo técnico: o FC Porto está no Mónaco para ganhar. E disse-o sublinhando repetidamente a qualidade individual e colectiva do adversário, que, como os Dragões, cultiva o futebol positivo e aberto. Por isso mesmo, deixou o resultado também em aberto, sem apontar o favorito.

Identidade

"O FC Porto será igual a si próprio, será uma que acredita no seu jogo e nas suas ideias. Temos vindo a trabalhar já há um ano em 433 e é natural que a estrutura seja a mesma. É nela que trabalhamos e não há motivos para a mudar."

Mérito

"Estamos cá por mérito próprio, na sequência de uma época brilhante, mas reconhecendo no Barcelona uma grande equipa e um grande treinador. Não viemos cá para os ver jogar, mas para vencer. Somos também um grande clube, habituado a muita exigência e cujo jogo também prima pela qualidade."

Prova de qualidade

"Vamos procurar ter bola e acreditamos sinceramente que temos argumentos para colocar problemas ao Barcelona. Não tenho qualquer problema em reconhecer que o Barcelona é, provavelmente, a melhor equipa que alguma vez vi jogar, mas eu também lidero um grande equipa com jogadores com muita qualidade. É um momento para desfrutar e para continuar a provar a nossa qualidade."

Futebol positivo

"Os elogios do Guardiola, por virem de quem vêm, têm grande significado. Também gostamos de proporcionar grandes jogos e de futebol positivo, pelo que acredito que a final de amanhã será um grande espectáculo de futebol."

Em aberto

"O jogo também é feito de criatividade, pelo que acredito que a concentração e a inspiração de cada um dos intérpretes pode definir o jogo. O Messi pára-se com um colectivo forte, entreajudas e capacidade de antecipação. Não sou apologista de qualquer marcação individual. FC Porto e Barcelona são duas equipas experientes, com grande qualidade individual e colectiva e que praticam um jogo aberto. Como tal, o resultado também está em aberto."”

Em

www.fcporto.pt

1.2 – Antevisão de Hulk e de Helton.

“"ESTOU POUCO ME LIXANDO PARA O MERCADO"

Hulk e Helton responderam, cada um na sua vez, a perguntas em tudo idênticas e formuladas para ambos, já depois da abordagem de Vítor Pereira ao jogo da Supertaça Europeia. Repisaram, sobretudo, as ideias do treinador. Mas Hulk fez muito mais, proporcionando o melhor momento da conferência, ao recorrer a uma expressão bem brasileira para assegurar concentração absoluta no jogo com o Barcelona.

Hulk sem medo do Barça

"Vamos enfrentar o Barcelona de sempre, que constrói os seus resultados através do colectivo e com várias soluções. A ideia não nos aterroriza, porque a verdade é que não há motivação maior do que defrontar a melhor equipa do momento. Estamos muito motivados para levar o troféu. Quem cá está, está concentrado no jogo de amanhã. Eu estou pouco me lixando para o mercado. Quero dar o melhor e ganhar o troféu."

Helton com atenção redobrada

"Vamos tentar jogar o nosso futebol. Sabemos da capacidade do adversário, mas isto é uma final. A solução é ter personalidade e tentar fazer o melhor dentro de campo. Um guarda-redes nunca tem jogos tranquilos, especialmente tratando-se de uma final. Por isso, o jogo merece atenção redobrada."”

Em

www.fcporto.pt

2 – Fase de Grupos da Liga Dos Campeões

Realizou-se esta tarde no Mónaco o sorteio da fase de grupos da mais importante prova de clubes da Europa, a Liga dos Campeões. O FC Porto ficou no grupo G, com: Shaktar Donetsk da Ucrânia, Zenit S. Petersburg da Rússia e APOEL Nicósia do Chipre. Resta acrescentar que, pela primeira vez, o FC Porto esteve no pote 1 por “ranking”.

2.1 – Reacção de Fernando Gomes ao sorteio

“FERNANDO GOMES: "OBJECTIVO É PASSAR FASE DE GRUPOS"

Fernando Gomes, em representação do FC Porto, reagiu ao sorteio da Liga dos Campeões, afirmando que o objectivo do FC Porto na competição é, para já, “passar a fase de grupos”.

“O FC Porto tem sido feliz nas deslocações ao Leste Europa, já assim era no meu tempo, e esperamos continuar a ser felizes, mas para isso é sempre preciso uma pontinha de sorte”.

Gomes relembrou que o objectivo do FC Porto, para já, é garantir o apuramento, ao mesmo tempo que recordou que o principal objectivo da época é a conquista do campeonato nacional: “O nosso objectivo é passar a fase de grupos e depois ver-se-á, jogo a jogo, mas a nossa grande prioridade é o campeonato nacional”.”

Em

www.fcporto.pt

3 - Declarações de Pinto da Costa

“"Nem sempre ganham os favoritos"

ADALBERTO RAMOS

O FC Porto não parte derrotado para o Mónaco, mesmo sabendo que vai defrontar a melhor equipa do mundo, vincou ontem o seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, em declarações aos jornalistas durante a apresentação, no Porto, da equipa do Sport Progresso, da I Divisão da Associação de Futebol do Porto, que fez questão de "apadrinhar". Entre elogios ao técnico Vítor Pereira pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no meio de muitas dúvidas relativas ao futuro de alguns futebolistas, Pinto da Costa recordou que não há forma de impedir a saída dos que possuem cláusulas de rescisão no caso de surgirem clubes

Interessados em pagar os respectivos montantes.

"Claro que o jogo do Mónaco é difícil, mas será daqueles em que o importante é estar lá, porque todos os anos há dois clubes na disputa da Supertaça europeia e este ano o FC Porto é um deles, o que constitui motivo de grande orgulho. E se há jogos em que há favoritos, este é um deles, pois o Barcelona surge nitidamente como a melhor equipa do mundo, mas nem sempre ganham os favoritos e não vamos lá apenas para participar. Vamos apostados em tentar fazer o melhor possível, e isso é ganhar."

Revelando-se muito satisfeito com o trajecto, em termos de resultados, da equipa neste início de temporada, o presidente do FC Porto voltou a recordar que não está surpreendido com o desempenho do técnico Vítor Pereira, a quem endereçou os maiores elogios.

"Já o conhecia, daí não ter sido colhido de surpresa. Vítor Pereira tem trabalhado em condições muito difíceis, porque depois de amanhã [sexta-feira] vai disputar uma prova importantíssima com a melhor equipa do mundo e neste momento não pode ter a garantia dos jogadores que vai ter ou não. Há jogadores com cláusulas de rescisão e, se vierem propostas e eles quiserem sair, não podemos impedi-los. É uma situação delicada, daí a ausência de alguns jogadores, mas o técnico tem feito um trabalho excelente."

Pinto da Costa confirmou a proposta apresentada pelo Chelsea por Álvaro Pereira, referindo que "demorou 30 segundos a responder negativamente" e desmentindo, por outro lado, que o clube tenha entrado na corrida por Leandro Damião.

"Sei que é um bom jogador, mas não admitimos a hipótese de o contratar. Aliás, não estamos à procura de qualquer substituto para o lugar de Falcao."

Na óptica do líder do FC Porto, o excesso de ruído em torno da arbitragem neste início de campeonato só descredibiliza o futebol, atribuindo responsabilidades a alguns comentadores de programas televisivos.

"Há pseudo-intelectuais a falar de futebol como se percebessem alguma coisa do assunto e a darem opiniões ridículas sobre arbitragem. Estão a chegar fogo ao futebol, são incendiários que julgam estar a fazer um grande papel. Criam um clima insustentável aos próprios árbitros, que têm sido uns heróis."”

Em

www.ojogo.pt

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

A tarefa é complicada, mas quem morre de véspera é o perú.

Beijinhos

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Caímos num grupo de campeões. Campeão Cipriota, Campeão Russo e Campeão Ucraniano.

Vai ser um grupo difícil. Apesar de estarmos no pote 1, das melhores equipas europeias, não conseguimos evitar, o Zenit vencedor da Taça Uefa e Supertaça Europeia em 2009, e o Shahktar vencedor da Taça Uefa em 2010, e só afastado pelo actual campeão europeu nos quartos final na época transacta.

Somos favoritos, mas temos de ser competentes, e avizinham-se deslocações difíceis à Rússia e Ucrânia. A passagem passará por vencer os 3 jogos em casa, e vencer fora o Apoel. Penso que com 12 pontos nos classificaremos, isto jogando pelo seguro, pois temos valor para vencer quer na Rússia quer na Ucrânia.

A passagem aos oitavos está ao nosso alcance.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com/

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Quem melhor que o Sr Armando Pinto, do Longara, para nos recordar o eloquente poema de Pedro Homem de Melo, que diz «Ninguém fale em perder! Ninguém recua… E a mocidade Invicta a cada abraço/ A si mais nos estreita. A Pátria é sua./ E, de hora a hora cresce o Baluarte!»

Vamos acreditar, é difícil mas não impossível. Cabe aos nossos valorosos atletas, transcenderem-se, serem sérios e bravos e vencer.
O Barcelona dispensa apresentações ... mas nós também.
FC Porto e Barcelona são os maiores emblemas ibéricos, que após anos de ditadura, impuseram um domínio desportivo de forma natural, por serem mais competentes e guerreiros.

Vai ser um grande jogo para desfrutar, e esperamos nós portistas, a conquista da segunda Supertaça Europeia da nossa história.

Abraço e todos unidos venceremos.

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com