terça-feira, 8 de março de 2016

Ainda a Derrota Em Braga



Depois de ontem ter abordado a questão da arbitragem que foi, realmente, relevante nesta partida, é chegada a hora de abordar outro problema, a equipa.
Antes de tudo o mais, creio que há jogadores que ainda estão a procurar adaptar-se às ideias do treinador, estão como se estivessem em pré-época, Ruben Neves parece-me um claro exemplo disso. Só que o problema é que não estamos em fase de poder errar para aprender com os erros. Nesta altura os erros pagam-se bem caro e os de Domingo irão significar um preço muito elevado. Em segundo lugar, infelizmente há jogadores que não estão em forma e, por isso, não conseguem dar o seu melhor contributo, cujo melhor exemplo é André André. Em terceiro lugar, creio que há jogadores que estão em crise de confiança Aboubakar parece-me ser o caso mais óbvio. Estes três fatores juntos fazem parecer o plantel ser pior do que é.
Não, o FC Porto não tem o melhor plantel dos últimos anos – quem vendeu esta ideia pelos vistos vendeu bem, porque há muitos que acreditaram nela, de tal forma que elevaram as espetativas tão alto que agora a queda está a ser estrondosa – mas também não creio que seja o pior deles todos. É difícil fazer uma comparação com o plantel da época passada, porque os jogadores são diferentes. Mas uma coisa é certa, o plantel deste ano é desequilibrado, sobretudo na defesa. E a situação de Maicon só piorou o problema. Mas haverá tempo para fazer a avaliação do plantel lá mais para a frente.
E o que tudo isto tem a ver com a derrota em Braga? Tem tudo, porque na minha opinião a derrota na cidade dos Arcebispos refletiu tudo o que referi anteriormente. Para além de estar a faltar jogadores em forma; de alguns estarem ainda a assimilar as ideias do novo treinador; de haver falta de confiança; voltaram a verificar-se erros que não podem ser cometidos nem nas distritais, quanto mais numa equipa profissional; faltou também a garra, a atitude, a ambição e a competência que lhes era exigido para trazer de Braga estes três importantes pontos.
Sinceramente, com a vitória na Luz e com a reviravolta frente ao Moreirense, pensei que a equipa tinha recuperado a tranquilidade, a confiança e que não voltaria a quebrar perante as dificuldades como quebrou Domingo. Pelos vistos enganei-me.
Há muito trabalho para fazer, não só Peseiro tem de pôr as mãos à obra – ainda bem que não sou treinadora, porque nem sei por onde começava… - mas também os jogadores, porque todos tem de remar para o mesmo lado. Se é certo que o título já é quase impossível - matematicamente é possível chegar ao título, mas realisticamente, é difícil lá chegar – nos próximos jogos o FC Porto tem de fazer o melhor possível, nesta fase não se pede que joguem incrivelmente bem, mas que façam tudo para vencer.
Vamos Porto!




Sem comentários: