domingo, 6 de março de 2016

Crónica e Análise: Sporting de Braga 3 – FC Porto 1



Dragões Complicam Luta Pelo Título

No início de noite deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting de Braga, em jogo a contar para a 25ª jornada da Liga. no final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 3-1.
Para este encontro Peseiro apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Marcano, Martins Indi e Layun; Danilo, Ruben Neves e Herrera; André André, Suk e Brahimi.
O FC Porto entrou bem em jogo, dominou e controlou os primeiros minutos de jogo. Suk foi o primeiro, logo aos seis minutos, a criar perigo junto da baliza adversária, mas o guarda-redes dos da casa, travou o remate do sul coreano. Pouco antes da passagem do minuto 25, foi Brahimi o protagonista de mais um lance de perigo, contudo, a bola embateu no poste. O Braga chegou pela primeira vez perto da baliza portista pouco antes da meia hora de jogo, num remate em que a bola passou por cima. Os minhotos voltaram a criar muito perigo ao minuto 34, num lance em que a bola foi ao poste e em que Maxi conseguiu evitar os festejos dos da casa.
No segundo tempo, foram os da casa a entrar melhor em jogo, conseguiram pressionar mais, sem contudo terem criado real perigo para as redes de Casillas. Percebendo que o FC Porto estava a perder o controlo, o técnico portista procurou fazer subir as linhas na busca do golo. No entanto, ao minuto 71, os Bracarenses ativaram o marcador num lance em que Marcano falhou o corte e dessa forma, a bola foi parar aos pés do avançado bracarense que não perdoou. Os Dragões procuraram intensificar a pressão, contudo, foram os da casa quem ficaram mais perto de ampliar a vantagem, sendo a bola travada pelo poste. Ao minuto 85, o FC Porto chegou ao empate por intermédio de Maxi. No entanto, e porque os Dragões desequilibraram-se na procura do segundo golo, ao minuto 89, num lance de contra-ataque os minhotos voltaram a conseguir colocar-se em vantagem. E, já ao minuto 94, e quando os portistas já estavam reduzidos a 10, os da casa fizeram o terceiro golo.
A única forma do FC Porto beneficiar com o resultado do dérbi de ontem, era vencendo hoje, pois só assim podia encurtar distâncias, perdendo piorou, consideravelmente, a hipótese de chegar ao título. O FC Porto até entrou bem, o problema é que não foi eficaz, nem a criar perigo, nem a concretizar as oportunidades que conseguiu criar e acabou por perder o encontro nos minutos finais em lances em que, mais uma vez, os erros defensivos marcaram presença. Alguém consegue explicar-me como é que estes erros ainda acontecem nesta fase da época? Depois de fazer o empate houve pouca racionalidade na tentativa de procurar o segundo golo, a equipa desequilibrou-se, a defesa ficou mais exposta. Mas depois de conseguir empatar sofrer mais dois golos num curto espaço de tempo é quase impensável para uma equipa que ambiciona ser campeã. Onde ficou a garra? A ambição? Que se passa? Hoje faltou garra, concentração, competência, ambição, atitude e eficácia. Assim não vamos lá.
Eu não gosto de encobrir as derrotas do meu clube com a arbitragem, mas hoje não posso deixar passar em claro a incompetente exibição do SR Carlos Xistra. É que se é verdade que a equipa cometeu erros que não podia cometer, porque os cometeu e, por isso sofreu golos, também não deixa de ser verdade que o senhor do apito teve influência no resultado. E nem me refiro apenas à expulsão de Peseiro, há treinadores a dizerem e fazerem coisas bem piores no decurso do jogo e não são expulsos, mas enfim… Ficar por marcar, pelo menos, duas grandes penalidades é, no mínimo, relevante no resultado de qualquer jogo, neste caso, poderiam, ou não, significar um empate… e o critério das faltas… Enfim, nada de novo, parece que o FC Porto quer acordar para a realidade dos roubos e da dualidade de critérios, o problema é que parece-me que é um pouco tarde…
Em suma, o FC Porto perdeu num terreno difícil, é certo, mas onde não perdia desde a época 2009-2010, e num jogo em que era proibido perder pontos para manter a chama acesa.
Com esta derrota o FC Porto fica a 4 pontos do Sporting e a 6 do Benfica. Digamos que, matematicamente é possível chegar ao título, mas realisticamente, é difícil lá chegar. Agora é levantar a cabeça e continuar a procurar vencer os jogos, no final fazem-se as contas.
Vamos Porto!



Sem comentários: