sábado, 19 de março de 2016

Crónica e Análise: Vitória de Setúbal 0 – FC Porto 1



Vitória Curta, Mas Justa

No início de noite deste Sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 27ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este encontro Peseiro apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Indi, Chidozie e Layun; Danilo, Herrera e Sérgio Oliveira; Corona, Aboubakar e Brahimi.
O FC Porto entrou bem em jogo, pressionando o adversário. Brahimi e Sérgio Oliveira foram responsáveis pelos primeiros sinais de perigo, aos quais o guarda-redes adversário respondeu com duas defesas. Passados os primeiros 15 minutos, os Dragões baixaram a preção e, por duas vezes, os sadinos chegaram perto da baliza portista, sem na verdade, criarem real perigo. A partir da meia-hora de jogo, os Dragões voltaram a pressionar. Nesse período Aboubakar podia ter aproveitado uma falha do guarda-redes adversário para ativar o marcador; e Herrera, que atirou por cima. O golo portista surgiu ao minuto 45, da autoria de Sérgio Oliveira.
No início do segundo tempo os Dragões procuraram gerir e controlar a partida e, voltaram a ficar perto do golo. Primeiro foi Sérgio Oliveira a rematar por cima, depois foi Corona a atirar ao lado. Com as substituições, o Vitória procurou tornar-se mais ofensivo. Do outro lado, e já perto do final do encontro, Brahimi ficou perto do segundo golo, no entanto, não o conseguiu. Por essa razão, os da casa alimentaram a esperança de chegar ao empate e criaram algumas situações de perigo na área de Casillas. Numa delas, foi necessário o guarda-redes espanhol dizer presente para evitar o empate. Maxi também teve um papel fundamental num outro lance de perigo na área portista, ao fazer com que o adversário atirasse por cima.
Não se esperavam facilidades, é certo, mas é verdade que o FC Porto complicou mais por não ter sido capaz de fazer o segundo golo, que daria mais tranquilidade à equipa. Não foi um jogo fantástico, de todo, mas o mais importante foi conseguido, a vitória e sem sofrer golos. Destaco Sérgio Oliveira, pelo golo que marcou e por tentar ser algo mais positivo para esta equipa.
Em suma, foi uma importante vitória que permite manter os Dragões ativos na luta, mais que não seja, mantém distâncias.
Com esta vitória o FC Porto mantém a distância de 4 pontos para o Sporting – que já jogou e ganhou – e fica a três pontos do Benfica, que ainda não entrou em campo.
Agora vem aí uma paragem no campeonato para jogos das seleções – vamos rezar para que ninguém se lesione num destes jogos a feijões – o que vai fazer com que Peseiro fique com o plantel muito reduzido e dificulte o trabalho que, necessariamente, tem de ser feito. Pelo menos esta paragem ade servir para ganhar tempo a recuperar os lesionados. E depois segue-se o Tondela.


Sem comentários: