sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Barcelona 2

1 – Crónica

O Super Barça Levou A Supertaça Europeia

No Mónaco, principado de todos os luxos, realizou-se a final da Supertaça Europeia, o FC Porto, vencedor da Liga Europa defrontou o Barcelona, vencedor da Liga dos campeões. No final do jogo verificou-se a vitória dos catalães por 0-2.

Pela terceira vez no século XXI, o FC Porto tentou conquistar a Supertaça Europeia, mas à terceira não foi de vez. O dragão não facilitou a vida ao Barça, não virou a cara à luta e durante a primeira meia hora jogou de igual para igual com o Barcelona, congelando o jogo ao máximo, evitando que a bola rondasse a baliza portista. Com mais ou menos dificuldades os dragões cumpriam essa tarefa e até andaram perto da área catalã. Logo aos 4 minutos, em zona frontal, Hulk cobrou um livre, mas a bola foi um pouco alta. Aos 7 minutos o guarda-redes do Barça desviou um remate de João Moutinho para canto. Depois de Pedro Rodriguez ter falhado um chapéu a Helton, o FC Porto voltou a rondar a baliza catalã, Hulk, depois de ultrapassar dois adversários rematou ao lado. Mas ao minuto 39, Guarin atrasou mal a bola e Messi, quem mais poderia ser? Aproveitou para inaugurar o marcador. O FC Porto não merecia estar a perder. No segundo tempo os dragões entraram à procura do golo do empate, mas sempre sem descuido a defender. Ao minuto 52, João Moutinho voltou a ser perigoso ao rematar próximo do poste da baliza do Barça. Depois do erro, Guarin esteve perto de marcar, mas, mais uma vez, o guarda-redes catalão defendeu. Por falar em defesas, Helton, ao minuto 56 defendeu um perigoso remate de David Villa. Messi voltou a colocar a bola no interior da baliza portista, mas o golo não contou por fora de jogo do argentino. A história deste jogo podia ser diferente, caso, ao minuto 79, o árbitro tivesse assinalado uma grande penalidade a favor dos dragões. E chegou o momento do jogo, Rolando viu o segundo cartão amarelo ao minuto 85, e a expulsão do defesa complicou a situação do FC Porto, que ao minuto 88 viu o Barça marcar o segundo golo, Fabregas sentenciou a partida. Ainda ouve tempo para mais uma expulsão, Guarin viu o cartão vermelho directo. E assim foi a final da Supertaça Europeia.

2 – Análise

Havia esperança, havia crença, havia um sonho imenso, mas do outro lado estava o Barcelona, uma equipa real, com jogadores reais que parecem jogar mecanizados, e por isso a esperança, a crença e o sonho não foram suficientes. Não é vergonha nenhuma nem nenhum drama perder contra este Barcelona. No fundo, lá no fundo, atrás da esperança, da crença e do sonho, todos nós sabíamos que para o FC Porto vencer, o Barça teria de ter azar e o Porto sorte. Havia esperança, crença e o sonho, mas a estrelinha da sorte não quis iluminar o FC Porto. Custa sempre perder, mas, como já referi, perder frente a este Barça não é nenhum drama nem nenhuma vergonha. Gostei muito da postura dos dragões neste jogo, e por isso tenho orgulho nesta equipa, porque o FC Porto lutou, e lutou com as armas que tinha, nem todos estão na melhor forma, mesmo assim lutou e resistiu até onde pôde. Até esteve perto de marcar, mas, como já referi, a estrelinha da sorte não quis iluminar o FC Porto, e os dragões saíram do Mónaco derrotados, mas de cabeça erguida. Agora à que olhar para a frente e pensar no campeonato e na fase de grupos da Liga dos Campeões. E guardar este jogo na memória, porque à que recordar os grandes jogos, e os adversários que sabem respeitar e o Barça respeitou o FC Porto.

4 comentários:

Gaspar Lança disse...

Perdemos, mas saímos (temos de sair!) de cabeça erguida do Mónaco.

Admito que acreditava na vitória e, depois de ver os primeiros minutos, acreditei ainda mais. O golo de Messi acabou por surgir contra a corrente e devido a um erro (muito) invulgar de Guarín. Continuámos à procura do golo, do empate, do renascimento do jogo, mas o Barça fez o que melhor faz: trocou a bola. Mesmo pressionados, conseguiram aguentar-se e (com algumas defesas de Valdés pelo meio) a vitória lá acabou por surgir.

Apesar de tudo só temos de congratular os nossos jogadores, perdão, equipa!, porque hoje provámos que somos e temos equipa!

Somos Porto!

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Estádio cheio, grande ambiente, duas claques apaixonadas e vibrantes, um clima de festa, todos os ingredientes reunidos para uma grande noite do futebol. De um lado o campeão europeu, o super-Barça de Pepe Guardiola, considerada a melhor equipa do mundo e super-favorita, do outro o F.C.Porto, vencedor da Liga Europa, único clube do futebol português que de há muitos anos a esta parte, consegue estar na alta roda do desporto-rei e competir ao mais alto nível.

E o F.C.Porto competiu, perdeu e perdeu bem, frente a uma equipa que lhe é superior, aliás o Barça é superior a todas as equipas do futebol mundial, mas não há nada a apontar à equipa portista. Trabalhou, lutou, mostrou qualidade e saiu do principado com o prestígio incólume.
Frente a este Barcelona para ganhar é preciso fazer uma exibição perfeita. Linhas bem marcadas, espaços reduzidos, concentração máxima, qualidade com a bola e não cometer erros. Eles com espaços, com tempo para pensar e executar, não dão hipóteses, mais, cada erro paga-se caro. Foi, numa análise simplista, mais ou menos isto que se passou. Estivemos bem, concentrados, bem tacticamente, o Barça dominava, mas o Porto replicava, até que Guarín, cabeça sabe-se lá onde, cometeu um erro, entregou a bola a L.Messi e entregar a bola a L.Messi naquela zona, é a morte do artista.

Foi com a vantagem mínima e injusta, que o Barcelona foi para o intervalo. Voltamos bem, fomos estando vivos e bem vivos no jogo, criamos lances de perigo, até que, na fase final e já com menos um - expulsão de Rolando -, sofremos o segundo golo, a 3 minutos do fim, resultado que é justo, embora o F.C.Porto merecesse ter marcado.
Não vou falar do árbitro, não vale a pena. Não gosto de me desculpar com conversa de calimero, mesmo quando as razões são óbvias.

Beijinho

Dragus Invictus disse...

Olá bom dia,

Ontem tivemos pela frente uma grande equipa, que com o seu futebol do tal "tiki e taka", segura muito bem a bola em zonas avançadas do terreno e torna difícil a tarefa das equipas adversárias.

Para anular este futebol, Vítor Pereira estudou uma das formas de puder travar esse futebol, colocando os nossos médios interiores, Moutinho e Guarin, nas zonas de acção onde o Barça constrói o seu jogo por vezes irritante.

Mas entrar preocupado em anular este jogo catalão, retirou nos o atrevimento ofensivo, de que eu estava à espera, aproveitando o facto do Barcelona ter indisponíveis os seus centrais.

Souza poderia ter tido ontem um papel mais preponderante, se tivesse a capacidade de saber lançar longo os seus colegas das alas, pois Moutinho e Guarin estavam "ocupados" nas tarefas defensivas. Muitas vezes a bola surgiu redondinha para Souza sair, mas ele era incapaz de o fazer.

Kléber eclipsou-se pois andou sempre também envolvido em tarefas que impedissem Marcherano ou Xavi de sair com bola. Havia um fosso enorme entre o nosso meio campo e o tridente ofensivo, e assim só em fugazes contra ataques, e nas investidas de Hulk, conseguímos criar algum perigo.

Na primeira parte, criamos duas boas oportunidades de golo, uma no remate de Moutinho e outra no remate cruzado de Hulk, depois de passar por Adriano de forma brilhante.

Depois surge o momento do jogo. Fruto da pressão alta do Barcelona, Guarin efectua um passe errado e isola Messi, que não perdoa.

Saímos para o intervalo com o sabor injusto do resultado.

Na segunda parte pensei que se iriam operar substituições, nomeadamente para ter alguém que levasse o jogo para a frente, refiro-me a Belluschi.
Jogar talvez em losango, deixando na frente dois homens (Hulk e Kleber)apoiados pelo Belluschi e com Hulk a deambular entre linhas.

Era notório que quando partíamos para cima da defesa catalã eles se borravam todos, e faziam atrasos para Valdés mandar para a bancada.

Não fizemos essa mudança táctica, no entanto criamos duas boas oportunidades na segunda parte, mais uma vez num remate de Moutinho desviado por Marcherano e depois num remate rasante de Guarin.

Depois de um jogo tão desgastante, a que os nossos jogadores foram sujeitos, surgiram as expulsões. Embora a de Rolando pudesse ter sido perdoada pelo árbitro, uma vez que é um lance normal.

Otamendi foi um senhor na nossa defesa e a par de Helton e Sapunaru, os três rubricaram uma excelente exibição. Sapunaru aniquilou Villa que acabou por ser substituído.

Fucile teve mais dificuldade pois o Barcelona estudou o FC Porto e explorou esse flanco, abrindo Dani Alves bem na linha. Aqui Cebola podia ter tido um papel mais pro activo impedindo as investidas do lateral, que muitas vezes fez o dois para um com Pedro diante de Fucile.

A derrota não nos envergonha. Fomos dignos e batalhadores. Travar o Barcelona, é tipo um gajo tentar tapar-se com um cobertor de metro. Tapa em cima, destapa em baixo e vice versa.

Lamento que o árbitro não tivesse assinalado o penalti claro sobre Guarin, que daria o empate. O outro penalti reclamado, não há uma imagem nítida, embora se veja o movimento do braço, não vê onde bate a bola claramente.

Lamento também ainda não termos ainda contratado um ponta de lança de nível mundial, e que as indefinições do mercado afectem o rendimento de alguns atletas.

Para consumo interno o que temos basta, mas temos de reforçar o eixo ofensivo para atacar a champions.

Enquanto treinador de sofá não percebi a não inclusão de James na convocatória. Mas também sei que o mister disse que só foram os que estavam em condições.

Jogamos com as armas que tínhamos, e foi pena não termos sido mais atrevidos no ataque, aproveitando a falta dos centrais titulares do Barça, para vencer.

E vamos ter paciência, esperar que o plantel seja fechado, ter tranquilidade e confiar na SAD e equipa técnica.

bj e bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

P. Ungaro disse...

Boas Ana,

O jogo de ontem foi um motivo de orgulho para todos nós, sem duvida que temos equipa e atitude para uma grande epoca ... e la para o fim da champions queremos a desforra.

beijinho

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/