terça-feira, 21 de abril de 2015

Crónica e Análise: Bayern 6 – FC Porto 1



1 – Crónica

Do Sonho ao Pesadelo em 45 Minutos

No início de noite desta Terça o Bayern recebeu o FC Porto em jogo a contar para a segunda mão dos quartos de Final da Liga dos Campeões. No final do jogo verificou-se a vitória dos alemães por 6-1.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Reyes, Maicon, Marcano e Indi; Casemiro, Herrera e Óliver; Quaresma, Jackson e Brahimi.
O FC Porto teve uma primeira parte de pesadelo, os jogadores do Bayern entraram fortes coletivamente e individualmente, pressionando a defesa portista e obrigando-a a errar. E assim os alemães marcaram 5 golos em 45 minutos e desfizeram a vantagem portista.
Ao intervalo Lopetegui optou por deixar Quaresma no balneário fazendo entrar para o seu lugar Ruben Neves – já antes tinha lançado Ricardo para o lugar de Reyes. Os dragões entraram um pouco melhor, ou pelo menos conseguiram afastar a bola da sua baliza, também porque os jogadores da casa diminuíram a preção. Mas apesar do FC Porto ter entrado melhor , não foi capaz de criar perigo junto da baliza adversária. Jackson ainda marcou, e teve oportunidade para fazer o segundo. No entanto quem acabou por marcar foi o Bayern, depois de Marcano ter sido expulso.
Com este resultado acabou o sonho europeu para o FC Porto que apenas sofreu uma derrota na prova rainha.


2 – Análise

Acabou o sonho europeu. Disse várias vezes que o FC Porto não tinha nada a perder, que o favorito era o Bayern e por isso, se o FC Porto fosse eliminado era-o pelo favorito, se eliminasse fazia história. Mesmo tendo a consciência de que a segunda mão seria difícil, a exibição e a vitória da semana passada fez-nos sonhar e acreditar que seria possível passar. E realmente era. Mas sabia-se que no jogo de hoje o Bayern não ia desistir e que ia entrar contudo à procura de marcar e desfazer a vantagem portista. Foi o que se passou. Se na semana passada todos elogiamos a pressão intensa por parte do FC Porto que obrigou os alemães a errar, hoje sofremos exatamente a mesma preção que resultou em erros da defesa portista e pior, em golos. O Bayern só precisou de 45 minutos para desfazer a vantagem portista. No segundo tempo Jackson ainda marcou, mas já nada havia a fazer. Agora é fácil perguntar: e se Lopetegui tivesse optado logo por Ricardo? E se Quaresma não tivesse saído ao intervalo? E se tivessem procurado aproximar-se mais da baliza desde o início do segundo tempo? Será que as coisas tinham sido diferentes? Não vale a pena agora colocarmos os ses na mesa, Lopetegui colocou em campo aqueles que julgou que seriam as melhores apostas. Não resultou, paciência. Não adianta nada agora chorar sobre o leite derramado. Não há nada a fazer. O Bayern é o favorito à vitória na prova e a missão do FC Porto era difícil, todos nós o sabíamos.
Não, a derrota de hoje não apaga a vitória e a exibição que o FC Porto fez no estádio do Dragão. Não, nada nem ninguém apagará o facto do Bayern ter se vergado a uma equipa portuguesa.
Estou triste, profundamente triste mas continuo a ter orgulho desta equipa.
Agora vamos seguir em frente e olhar para o campeonato, onde o FC Porto tem já no próximo Domingo um jogo importante, muito importante. Vamos Porto!






1 comentário:

Anónimo disse...

Eu acrescento isto: Domingo, vamos ver a verdadeira fibra deste pessoal. Vamos ao galinheiro mostrar como elas são. E espero que, para o ano, nos calhe o Bayern e o Lopetegui mostre aos jogadores estas imagens para que nos possamos desforrar daqueles gajos. E viva o FC Porto!- João.