quinta-feira, 2 de abril de 2015

Crónica e Análise: Marítimo 2 – FC Porto 1



1 – Crónica

Perdido o Acesso à Final da Taça da Liga

No início de noite desta Quinta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Marítimo em jogo a contar para a meia-final da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória do Marítimo por 2-1.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Helton; Ricardo, Maicon, Marcano e José Ángel; Casemiro, Evandro e Óliver; Quaresma, Aboubakar e Hernâni.
Os madeirenses entraram melhor em jogo, mas a partir do minuto 15 os dragões começaram a assumir o controlo da partida e aos poucos o domínio. Ao minuto 15 Hernâni rematou, mas a bola  acabou por bater nas malhas laterais da baliza maritimista. 12 minutos depois, foi a vez de Casemiro tentar a sorte, tentando fazer um chapéu num remate do meio da rua, que caso tivesse entrado seria um grande golo. Grande golo fez Evandro, ao minuto 32. No entanto o Marítimo chegou ao empate através de uma grande penalidade cometida por Ricardo, ao minuto 37. E, já ao cair do pano os insolares acabaram por fazer o segundo golo. Foi com este resultado que chegou o intervalo.
No segundo tempo o Marítimo baixou as suas linhas e o FC Porto procurou chegar ao empate, no entanto, os dragões não conseguiram furar a muralha defensiva construída pelos madeirenses em frente da sua baliza. Aboubakar, ao minuto 83, esteve perto do empate, contudo o guarda-redes do Marítimo impediu-o.
Com este resultado o FC Porto falha o acesso à final da Taça da Liga.



2 – Análise

Eu não gosto de perder, nem a feijões, e muito menos perder o acesso à final de uma competição que mesmo sendo mal-amada pelo universo portista, não desdenharia que figurasse, já esta época, no museu do FC Porto. Enfim…
Não se esperava um jogo fácil, mas esperava-se que os jogadores portistas dessem a volta às dificuldades. O FC Porto dominou o encontro, teve mais posse de bola, no entanto, não conseguiu que esse domínio resultasse em oportunidades de golo. E porquê, porque o Marítimo montou uma boa estratégia defensiva, sobretudo no segundo tempo, que os jogadores portistas não conseguiram desmontar.
Grande golo de Evandro a colocar os dragões em vantagem, mas uma infantilidade de Ricardo originou uma grande penalidade que deu o empate e, uma defesa portista passiva fez com que surgisse o segundo golo do Marítimo.
Já ouvi quem dissesse que o resultado foi justo, algo que eu discordo, mas factos são factos e o facto é que o FC Porto não foi capaz de fazer o golo do empate, golo esse que podia ter mudado a história do jogo. O FC Porto jogou bem? Não, podia e devia ter feito mais e melhor. Faltou competência? Faltou concentração? Faltou pontaria? Talvez tenha faltado um pouco de tudo.
Em suma, mais uma vez o FC Porto perde o acesso à final da Taça da Liga. Este jogo já passou, agora é focar todas as energias no campeonato, esse sim o principal objetivo, e mais concretamente no jogo frente ao Estoril.

PS1 . Hoje muitos portistas da Madeira marcaram presença nos Barreiros, e eu fui uma delas. Estive lá com todo o orgulho a apoiar o FC Porto…

PS2. Vergonhosa a atitude dos dirigentes do Camacha, que tinham um acordo com o FC Porto para ceder as suas instalações para que os dragões realizassem o seu treino ontem a tarde. No entanto, pouco antes do treino, proibiram e cancelaram o mesmo. Tudo ficou resolvido, porque o Nacional cedeu as suas instalações. Consta que houve dedo do presidente do Marítimo que deve pensar que manda na ilha toda.



2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite, é a primeira vez que comento, só para dizer isto: como já referi no DVP e no PU, prefiro perder hoje e ganhar Segunda. E imagino o que diriam muitos críticos se fosse o contrário. Lopetegui isto e aquilo. O jogo foi mau, foi. Mas a maioria dos portistas anda sempre a dizer que a taça SLB não vale um corno e agora já serve para criticar tudo com base neste jogo menos conseguido? Se a coisa continuar assim até ao fim da época há razões para alarme, mas quero crer que Segunda já vamos ver uma equipa com outra atitude e que nos vai dar alegrias. Saúde. João.

Ana Andrade disse...

Antes de mais, seja bem-vindo, João.
Concordo plenamente com sigo. É verdade que a Taça da Liga é aquela competição mal-amada, mas custa sempre perder… mas sim, antes perder para a Taça da Liga do que para o campeonato, esse sim o principal objetivo.

Cumprimentos

Ana Andrade