domingo, 26 de abril de 2015

Crónica e Análise: Benfica 0 – FC Porto 0



1 – Crónica

Um Empate que Sabe a Derrota

No final de tarde deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Benfica em jogo a contar para a 30ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Helton; Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro; Casemiro, Ruben Neves e Evandro; Óliver, Jackson e  Brahimi.
O primeiro tempo foi pobre em oportunidades de golo, ambas as equipas jogaram muito a meio campo, tendo o FC Porto mais posse de bola e sendo um jogo um tanto ou quanto faltoso. Jackson podia ter sido feliz, caso tivesse feito golo ao minuto 34. E desta forma, o intervalo chegou com um nulo no marcador.
No segundo tempo o FC Porto arriscou mais e o Benfica procurou aproveitar os espaços, mas sem sucesso. Os dragões procuravam aproximar-se da baliza adversária, e Jackson podia ter feito melhor ao minuto 63, não fosse ter recebido mal a bola. Até ao final o Benfica foi procurando tapar os caminhos para a sua baliza.
Com este resultado o FC Porto permanece a 3 pontos da liderança e volta a não depender de si, por isso, foi um empate com sabor amargo a derrota.



2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e não o foi. O Benfica optou por uma estratégia defensiva à espera do contra-ataque. O FC Porto tentou, através da posse de bola, criar perigo, mas não foi fácil. Percebi as opções do treinador no onze inicial, mas estas refletiram falta de velocidade no ataque. Lopetegui percebeu isso e por isso lançou Herrera – talvez não tivesse feito mal algum ter deixado Ruben Neves em campo e em vez do mexicano, ter entrado logo Quaresma ou Hernâni para o lugar, talvez, de Evandro. Mas agora é fácil falar. Também é fácil agora dizer que se Jackson tivesse marcado golo naquela oportunidade, ao minuto 34, a história teria sido outra. Faltaram os golos, faltou a velocidade e assim sobrou um empate que para o FC Porto não serve. Não, apesar de tudo não acho que a equipa tenha feito um mau jogo, faltou velocidade, faltou um pouco mais de garra e faltaram oportunidades, em suma, o problema é que não foi feliz.
O FC Porto não depende de si para chegar ao título, por isso resta ganhar os quatro jogos que faltam e esperar, esperar que haja um deslise, ou melhor, mais do que um, mas vai ser difícil, muito difícil.



Sem comentários: