sábado, 11 de abril de 2015

Crónica e Análise: Rio Ave 1 – FC Porto 3



1 – Crónica

FC Porto Continua a Perseguir a Liderança

No final de tarde deste Sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Rio Ave em jogo a contar para a 28ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-3.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Quaresma, Aboubakar e Brahimi.
O FC Porto entrou em jogo decidido a marcar cedo e, como tal, exerceu pressão. O Rio Ave foi segurando o nulo enquanto pôde. Até que ao minuto 8, Brahimi fez a bola entrar na baliza, no entanto o golo foi anulado, mal anulado. À passagem do quarto de hora, os dragões tiveram uma tripla ocasião de golo, na qual o guarda-redes dos de vila do conde impediu o golo por duas vezes e Quaresma atirou por cima. Num belo lance Quaresma viu a bola bater na barra. Mas no seguimento do lance, Danilo sofreu falta no interior da área. O árbitro assinalou a respetiva grande penalidade que Quaresma se encarregou de converter, ativando assim o marcador ao minuto 24. Depois do golo, os dragões baixaram um pouco o ritmo, sem contudo perderem o domínio e o controlo do jogo. E, mesmo no final do primeiro tempo, Danilo fez o segundo golo.
No segundo tempo os dragões procuraram gerir a vantagem, baixando um pouco o ritmo mas não perdendo o controlo da partida. Alex Sandro teve oportunidade para fazer o terceiro, mas viu um jogador vila-condense impedir-lhe o golo sobre a linha de baliza. Com a quebra de ritmo por parte do FC Porto, o Rio Ave aproveitou para aproximar-se da área portista, acabando mesmo por reduzir a desvantagem, ao minuto 71. Mas o FC Porto repôs a vantagem de 2 golos no marcador, ao minuto 83 através de um golo de Hernâni.
Com esta vitória o FC Porto mantem-se a 3 pontos da liderança.



2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, mas o FC Porto foi capaz de transformar as dificuldades em facilidades. Na primeira parte fez um bom jogo, dominou, controlou e os golos acabaram por chegar através de Quaresma – de grande penalidade – e de Danilo. No segundo tempo o FC Porto diminuiu um pouco o ritmo e o Rio Ave aproveitou para reduzir. Os dragões souberam sofrer e repor a vantagem. Hoje Hernâni conseguiu o golo que já tinha procurado frente ao Estoril.
Foi um FC Porto dominador e controlador, sobretudo no primeiro tempo, solidário e decidido na segunda parte, principalmente depois de sofrer o golo.
Em suma, foi uma vitória justa, incontestável e importante, num jogo em que a primeira parte foi melhor que a segunda. Segue-se a Liga dos Campeões.


Sem comentários: