quarta-feira, 8 de abril de 2015

Porquê Comentar nas Derrotas e Não nas Vitórias?



Durante os últimos três dias não tenho tido muito tempo para visitar os meus blogs de referência e, consequentemente comentar os post’s. Aliais, para conseguir publicar o post acerca do jogo de Segunda, tive de arranjar um tempinho, que não foi tão longo como eu gostaria.
Entretanto hoje de manhã consegui, finalmente, atualizar as leituras e… e deparei-me com um fenómeno que atenção, já nem é algo novo, mas é sempre algo que dá para pensar. O número de comentários aos post’s do referido jogo de Segunda - para os mais distraídos, vitória do FC Porto por 5-0 sobre o Estoril – tendo por termo de comparação os post’s do jogo frente ao Marítimo para a Taça da Liga – novamente para os mais distraídos, derrota dos dragões por 2-1 – são muito diferentes. se no segundo jogo houve uma grande afluência às caixas de comentários, tal não se verificou no caso dos post’s do jogo de Segunda.
E tal situação fez-me colocar algumas questões: Porque raio é sempre mais fácil dizer mal do que bem? Porque é que é mais fácil criticar do que elogiar? Porque raio as pessoas manifestam-se mais nas derrotas que nas vitórias? Não deveria ser ao contrário? Se alguém tiver respostas para estas perguntas,, agradecia, é que por mais que eu pense, não consigo encontrá-las.



5 comentários:

scape disse...

boa-noite,embora seja a minha tese aqui vai ela,o senhor quando vai numa auto estrada penso que so vai criticar o condutor que vai a fazer asneiras,os que vao direitinhos nem se lembra deles,certo?cump helder oliveira

Ana Andrade disse...

Tudo bem, é a sua opinião, e como é óbvio respeito-a. No entanto creio que são coisas diferentes. ou seja, você quando critica algo numa autoestrada, fá-lo porque percebe que é um comportamento errado e tal situação pode por em risco vidas. Ora, no caso do assunto aqui em questão não há risco de vida ou de ferimentos, há, isso sim, opções que as pessoas fazem ao comentar, optando por fazer comentários em maior número nas derrotas do que nas vitórias. Digo eu.

Cumprimentos

Ana Andrade

Marta Fonseca disse...

Talvez porque os adeptos do FCP estão "mal habituados"... não se manifestam na vitória porque consideram o resultado normal. Agora, quando a equipa perde a história é outra! (e sim, também é mais fácil criticar do que dar um elogio...)

Penta disse...



@ Ana

é um problema de mentalidade e sobretudo de característica intrínseca ao se ser tuga: reclamamos, protestamos por tudo e por nada. e só fazemos isso. só nos pedirem para apontarmos uma singela solução para a pleiade de cenas más que descortinamos, desconversamos e chutamos para canto.
como afirmou Lopetegui, «falar é grátis»

acho que «o senhor» concorda comigo - a Ana, bem entendido :D
não resisti, confesso

cumprimentos
Miguel | Tomo III

Ana Andrade disse...

Tem razão Miguel, criticar todos criticam mas se chamados a dar uma solução nem pensar…


É Marta, talvez seja esse o problema…


Cumprimentos

Ana Andrade