sábado, 18 de abril de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Académica 0



1 – Crónica

A Liderança Permanece a 3 Pontos

No final de tarde deste Sábado o FC Porto recebeu a Académica em jogo a contar para a 29ª Jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-0.
Para este jogo Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Ricardo, Diego Reyes , Alex Sandro e José Ángel; Campaña, Ruben Neves e Evandro; Quintero, Aboubakar e Hernâni
O FC Porto entrou com um ritmo um tanto ou quanto baixo, fruto das alterações efetuadas na equipa, mas percebia-se que assim que os portistas colocavam mais velocidade, a Académica tinha dificuldades. E foi isso que aconteceu ao minuto 12, quando Hernâni inaugurou o marcador. Pouco depois da meia-hora de jogo, Evandro ficou perto do segundo, não fosse o poste. Ainda no mesmo lance, Aboubakar, na recarga, acabou por atirar a bola por cima da baliza. Logo de seguida a Académica dispôs de uma boa ocasião, mas o remate foi por cima da baliza defendida por Fabiano. E foi com este resultado que chegou o intervalo.
No segundo tempo a Académica parecia decidida a responder à vantagem portista, mas a defesa azul e Fabiano não o permitiram. Do outro lado, os dragões criaram alguns lances de perigo, e em algumas delas estiveram perto do golo. Numa delas, Campaña, na conversão de um livre direto, viu o guarda-redes adversário travar-lhe o remate. Noutra das ocasiões, Jackson viu o guarda-redes negar-lhe o golo, noutra, mesmo ao cair do pano, Jackson, de baliza aberta, não conseguiu fazer o segundo golo.
Com esta vitória os dragões permanecem a 3 pontos da liderança do campeonato.


2 – Análise

Antes do jogo tinha duas ideias claras: Não se esperava um jogo fácil; e esperava-se que Lopetegui promovesse alterações na equipa de forma a poupar os jogadores mais desgastados, e simultaneamente dar minutos aos menos utilizados. Foi isso que o mister fez, e na minha opinião bem. É normal que o ritmo e entrosamento desta equipa fosse mais baixo do que o habitual, mas na minha opinião estiveram bem, a dinâmica esteve lá. Responderam bem defensivamente, os lances perigosos da Académica foram desfeitos sem muitos sobressaltos. E ofensivamente ficaram a faltar mais golos – ó Jackson, falhar de baliza aberta? Sem dúvida que o mais importante é que conseguiram a vitória.
Em suma, foi uma vitória justa e que permite continuar a perseguição ao primeiro lugar. Segue-se a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões… Vamos Porto, juntos somos mais fortes!


E hoje eu estava lá, perto, tão perto do relvado, diria mesmo que mais perto seria impossível.


Sem comentários: