sábado, 1 de outubro de 2016

Crónica e Análise: Nacional 0 – FC Porto 4



Hat-trick de Diogo Jota Frente ao Nacional

No início de noite deste Sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Nacional, em jogo a contar para a 7ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-4.
Para este encontro Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Layun, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Diogo Jota, André Silva e Otávio.
O FC Porto entrou bem em jogo e logo aos 4 minutos Layun, na cobrança de um livre, obrigou o guarda-redes adversário a travar o remate. Esse seria o primeiro aviso, porque pouco depois começaria o show de Diogo Jota. Ao minuto 11 o jovem português inaugurou o marcador. O segundo golo ficou perto de acontecer por três ocasiões, entre o minuto 21 e o minuto 26, por intermédio de André Silva e Diogo Jota, que deram muito trabalho a defesa nacionalista, o primeiro atirou ao lado e o segundo permitiu a defesa do guarda-redes. Mas o golo chegou pouco mais tarde, já que ao minuto 38 Diogo Jota bisou e ampliou a vantagem num lance em que André Silva isolou o seu colega de setor, que picou a bola sobre o guarda-redes adversário. E como não há duas sem três, ao minuto 44 Jota voltou a marcar, dando a melhor sequência a um cruzamento de Layun, colocando o FC Porto a vencer por 3 golos ao intervalo.
No segundo tempo o Nacional procurou reagir a desvantagem, mas quem voltou a marcar foi o FC Porto. Desta vez foi André Silva, ao minuto 58, quem fez o quarto golo da noite e estabeleceu o resultado final. E até ao final os azuis e brancos podiam ter dilatado a vantagem já que Layun, na marcação de um livre, acertou em cheio na barra.
Hoje a Choupana não assustou os Dragões que fizeram uma muito boa exibição. O FC Porto dominou, controlou e foi pressionante no primeiro tempo, soube aproveitar da melhor forma as fragilidades do Nacional que não criou perigo para a baliza de Casillas na primeira parte. No segundo tempo e com uma vantagem de três golos, os Dragões tiraram um pouco o pé do acelerador sem contudo deixarem de pressionar a saída de bola do adversário e tentar chegar a baliza adversária. Gostei do jogo, gostei da atitude, da raça, da dinâmica e da eficácia, gostei do facto do FC Porto não ter deixado de rematar a baliza do Nacional quando já vencia por 3-0. Quando a equipa joga bem torna-se difícil fazer destaques, mas tenho de o fazer, porque Diogo Jota foi o jogador em foco nesta partida. Queremos mais exibições destas, por favor! Só lamento que venha aí uma paragem para jogos das seleções… que ninguém se lesione…
Em suma, foi uma vitória justa e inequívoca num terreno habitualmente difícil.
Com esta vitória o FC Porto soma 16 pontos, iguala o Sporting e o Benfica, ficando a espera de perceber o que os encarnados vão fazer amanhã.




Sem comentários: