sábado, 29 de outubro de 2016

Crónica e Análise: Vitória de Setúbal 0 – FC Porto 0



FC Porto Perde Dois Pontos no Bonfim

No final de tarde deste Sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 9ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
Para este encontro Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Layun, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Diogo Jota, André Silva e Otávio
O FC Porto demorou a conseguir criar perigo perto da área contrária, tudo porque os sadinos procuraram fechar os caminhos da sua baliza. O jogo foi, então, muito disputado a meio campo. O primeiro lance perigoso surgiu ao minuto 25, protagonizado por Óliver, que rematou contra o guarda-redes. Pouco depois, foi Jota a rematar, mas ao lado. Herrera também não conseguiu acertar no alvo.
O FC Porto entrou no segundo tempo pressionante, tal como havia terminado a primeira parte e no espaço de dois minutos, tanto André Silva como Diogo Jota remataram ao lado. E ao minuto 54 o guarda-redes sadino conseguiu impedir o golo de Jota. Com o nulo a permanecer, o Vitória começou a acreditar que seria possível e procurou chegar ao golo, sem contudo criar perigo. O treinador do FC Porto refrescou o ataque, no entanto, não obteve o resultado desejado. De referir ainda o lance que surgiu ao minuto 84, em que Otávio sofreu falta no interior da área que não foi assinalada.
Não se esperavam facilidades e não as houve realmente. O FC Porto teve dificuldades em ultrapassar a muralha defensiva do Vitória de Setúbal e, apesar de ter beneficiado de alguns lances perigosos, não conseguiu ser eficaz. Por isso perdeu pontos por culpa própria. A equipa não pode deixar que a ansiedade por não ser eficaz tome conta do discernimento, porque assim é que o golo não chega mesmo. É verdade que ficou um penalti por assinalar e que poderia ter alterado a história do jogo, mas tal poderia ser irrelevante caso os dragões tivessem concretizado uma das oportunidades de golo de que dispuseram.
Em suma, o FC Porto perdeu dois pontos num jogo em que fez o suficiente para vencer.
Com este empate o FC Porto soma 20 pontos e está no segundo lugar, a 5 do Benfica.

PS. Seria bom que os senhores árbitros começassem a dar os minutos de descontos referentes aos minutos que os jogadores perdem com antijogo. Não, eu não estou a justificar este empate com o antijogo do Vitória, até porque todos sabemos que essa é uma arma das equipas ditas pequenas, mas cabe aos senhores árbitros garantirem que o tempo de jogo é o correto.



Sem comentários: