domingo, 11 de fevereiro de 2018

Crónica e Análise: Desportivo de Chaves 0 – FC Porto 4



1 – Crónica

Na tarde deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Desportivo de Chaves, em jogo a contar para a 22ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-4.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por José Sá; Maxi, Filipe, Reyes e Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira e Otávio; Marega, Soares e Corona.
Ambas as equipas entraram em campo decididas a jogar bem e a procurar chegar o mais rápido possível à baliza adversária. Ao minuto 2, pertenceu ao FC Porto e a Herrera o primeiro sinal de perigo, travado pelo guarda-redes adversário. Seguiram-se as tentativas de Soares e Corona, que não passaram de ameaças. Mas foram avisos. É que ao minuto 15, Sérgio Oliveira descobriu Soares que ativou o marcador. Na resposta, os de Chaves atiraram à baliza do FC Porto, estava lá José Sá para impedir os festejos adversários. Ao minuto 28 Soares voltou a marcar, desta feita a passe de Maxi. Marega ainda podia ter chegado ao terceiro golo.
Pouco tempo depois do início do segundo tempo, ao minuto 57, Marega fez o terceiro golo portista da tarde. Em vantagem no marcador, os Dragões começaram a apostar na gestão do resultado e do esforço, sem perder o controlo do jogo. Mas o jogo não terminaria sem que, ao minuto 91, Sérgio Oliveira  fixasse o resultado final nos 0-4.
Com esta vitória o FC Porto soma 55 pontos e está na liderança da tabela classificativa da Liga.

2 – Análise

Não se esperavam facilidades e, de facto não as houve, apesar do resultado espelhar uma diferença clara. Foi um jogo interessante, com duas partes ligeiramente diferentes. O primeiro tempo foi dividido, com os da casa a mostrarem que não queriam dar de barato o jogo. O FC Porto transformou as dificuldades que encontrou em facilidades e, para tal, valeu a eficácia no ataque, o que se traduziu na vantagem de dois golos ao intervalo. No segundo tempo os Dragões preferiram gerir a vantagem e o esforço, sem contudo deixarem de pensar na possibilidade de fazerem mais golos, que acabaram mesmo por surgir. De destacar Soares, Marega e Sérgio Oliveira pelos golos.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, foi a Chaves somar os três pontos e recolocar-se confortavelmente na liderança do campeonato. Segue-se a Liga dos Campeões na próxima quarta. Vamos Porto!

Sem comentários: