quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Uma Breve Análise ao Momento do FC Porto



Nesta fase da época e numa altura em que fechou o mercado de inverno – escrevi sobre este tema no post anterior - Não consigo deixar de fazer uma breve análise, abordando um tema que, de facto, preocupa-me. Refiro-me a questão da gestão de esforço dos jogadores mais utilizados.
É mais ou menos claro para qualquer adepto do FC Porto, mais ou menos atento aos jogos, que há jogadores cansados. Porquê? Porque tem jogado muito. Refiro-me, concretamente a Alex Telles, Marcano, Herrera, Marega, Aboubakar e Brahimi. Sim, há casos, sobretudo no que se refere ao trio de ataque dos Dragões, que de facto, não é fácil substituí-los com a garantia que com essa alteração não se perde algo importante para a equipa. Mas agora, sobretudo no caso de Marega e Aboubakar, há mais opções e assim dará para gerir o esforço dos dois goleadores da equipa. Infelizmente não há génios tipo Brahimi a bom preço e disponíveis para assinar pelos portistas, mas talvez seja possível arranjar alguma solução. Talvez Otávio – recuperado de lesão – possa ser uma alternativa, ou quem sabe Paulinho. Nenhum deles é o argelino, é certo, mas a verdade é que Brahimi precisa de algum descanso, porque está, notoriamente, cansado e cansado não consegue ser útil para a equipa.
Mas honestamente, a situação que mais me preocupa é a de Alex Telles. O lateral esquerdo tem sido sempre opção – num breve esforço de memória, não consegui lembrar-me de um jogo que o brasileiro não tenha jogado – e isso, mais cedo ou mais tarde, vai pesar. Não percebo, por isso, a opção de emprestar Layun, quando este é, supostamente, a alternativa para defesa esquerdo.
É preciso prevenir lesões – sei que não estou a dar nenhuma novidade – e para isso é necessário haver um natural descanso, porque os jogadores são homens, não máquinas. Vem aí muitos jogos e jogos importantes, por isso este é um tema que me preocupa. E preocupa-me, sobretudo, por perceber que nos últimos jogos o rendimento da equipa foi diferente. Mas também estou certa que Sérgio Conceição, que acredito que esteja muito atento a estas situações – se para nós portistas é óbvio, muito mais será para ele – saberá como gerir o esforço dos atletas, antes que surjam mais lesões.

Sem comentários: