sábado, 3 de fevereiro de 2018

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Sporting de Braga 1



1 – Crónica

No início de noite deste sábado o FC Porto recebeu o Sporting de Braga, em jogo a contar para a 21ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: José Sá; Ricardo, Filipe, Reyes e Alex Telles; Herrera e Sérgio Oliveira; Brahimi, Corona, Marega e Aboubakar.
O FC Porto entrou pressionante e ao minuto 5 Marega tentou inaugurar o marcador, sem sucesso, tal como Aboubakar o tentou ao minuto 13. Em comum estas duas tentativas tiveram o passe de Alex Telles e serviram de aviso. É que ao minuto 14, outra vez Alex Telles a colocar a bola para Sérgio Oliveira ativar o marcador. A resposta bracarense surgiu ao minuto 24, com o remate a ir ao lado. Mas ao minuto 31, os da cidade dos arcebispos, através de um canto, repuseram a igualdade no marcador. O FC Porto não quebrou e, ao minuto 38, voltou a ficar em vantagem, por intermédio de Reyes que deu a melhor sequencia a um canto cobrado por Alex Telles.
Pouco depois do recomeço do jogo, Marega procurou o golo, mas errou o alvo. Na resposta o Sporting de Braga ficou perto do golo, valeu aos portistas a defesa de José Sá. Na resposta, ao minuto 73, Aboubakar fez o terceiro golo, novamente a passe de Alex Telles.
Com este resultado o FC Porto soma agora 52 pontos e está na liderança do campeonato, ainda que de forma provisória, visto que o Sporting joga amanhã.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O Sporting de Braga veio ao Dragão decidido a dificultar a estratégia portista e procurar levar pontos. Mas foi um FC Porto competente, rigoroso, determinado, sólido, solidário, unido e inteligente aquele que hoje entrou em campo e conseguiu controlar as operações. Não se pode dizer que o Braga não criou perigo, porque criou, mas os azuis e brancos foram capazes de transformar as dificuldades em facilidades e fazer três golos que garantiram os três pontos. Foi um jogo interessante, em que se destacaram Sérgio Oliveira, Reyes e Aboubakar, pelos golos; Alex Telles, pelos passes preciosos; Brahimi e Marega pelo que jogaram.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer perante um adversário difícil, somou os três pontos. Segue-se agora o jogo das meias finais da Taça de Portugal, frente ao Sporting. Vamos Porto!

Sem comentários: