domingo, 25 de fevereiro de 2018

Crónica e Análise: Portimonense 1 – FC Porto 5



1 – Crónica

No início de noite deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Portimonense, em jogo a contar para a 24ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-5.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Diogo Dalot; Herrera, Sérgio Oliveira e Otávio; Marega, Soares e Brahimi.
O FC Porto entrou bem em jogo e logo ao minuto 10 colocou-se em vantagem por intermédio de Marega. Ao minuto 16, Otávio ampliou a vantagem. Antes disso, os Dragões tinham ameaçado a baliza do Portimonense. E os algarvios, numa das vezes que se aproximaram da baliza portista, Casillas e Filipe impediram o golo. Mas depois os Dragões marcaram os dois golos anteriormente relatados e a história desta vitória começou a ser escrita. Pouco antes do intervalo, Marega voltou a marcar e desta feita colocou os Dragões a vencer por três golos.
No segundo tempo os portistas baixaram o ritmo de jogo, sem contudo tirarem os olhos da baliza adversária. Ao minuto 59, Soares fez o quarto golo da partida. E, ao minuto 66, foi Brahimi a marcar. Mesmo no final do encontro o Portimonense marcou o golo de honra.
Com esta vitória o FC Porto soma 64 pontos e está no primeiro lugar do campeonato, com mais 5 pontos que o segundo classificado, o Benfica.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, mas o FC Porto tratou de transformar as dificuldades em facilidades e venceu com justiça. O primeiro tempo foi bem disputado, com o FC Porto a revelar-se eficaz no ataque e o Portimonense a procurar contrariar essa realidade. Fê-lo enquanto o bom censo permitiu, é certo, porque à medida que o jogo ia se desenrolando e o FC Porto marcando, deixou de ser possível aos algarvios acreditar. No segundo tempo, já a vencer por 3 golos, o FC Porto baixou o ritmo de jogo, sem deixar de dominar e controlar a partida, bem como de querer chegar à baliza adversária. E chegou por mais duas vezes com sucesso. Destaco, naturalmente, Marega, Otávio, Soares e Brahimi pelos golos marcados; e Diogo Dalot pela boa estreia a titular ao serviço da equipa principal e com duas assistências – substituir Alex Telles não deve ser uma tarefa fácil, mas Diogo fê-lo bem.
Em suma, o FC Porto venceu com todo o mérito e justiça um jogo num terreno complicado. Segue-se a receção ao Sporting. Vamos Porto!


Sem comentários: