quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Crónica e Análise: Estoril 1 – FC Porto 3



1 – Crónica

No final de tarde desta Quarta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Estoril, para disputar a segunda parte do jogo da 18ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-3.
Na primeira parte deste jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: José Sá; Maxi, Filipe, Reyes e Alex Telles; Danilo, Herrera e Layun; Ricardo Pereira, Aboubakar e Marega. No entanto, devido a várias circunstâncias, para esta segunda parte o treinador portista teve de realizar alterações no onze, apostando em Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Herrera e Sérgio Oliveira; Corona, Marega, Soares e Brahimi.
Uma vez que houve um espaço temporal mais ou menos alargado entre a primeira parte e a segunda, parece-me necessário recordar o que se passou na primeira parte deste jogo. O Estoril entrou em campo determinado a complicar a estratégia do FC Porto. Complicou tanto que o primeiro remate dos portistas apenas aconteceu ao minuto 15, Mas Marega não foi feliz. Quem foi feliz foi o Estoril que ao minuto 17, colocou-se em vantagem. Aboubakar, Marega ou Reyes tiveram nos pés a hipótese de repor o empate no marcador, contudo, a pontaria não estava afinada. Verdade seja aqui escrita, o Estoril também podia ter ampliado a vantagem. E assim chegou o intervalo.
O FC Porto entrou no segundo tempo sabendo que uma vitória alargaria a vantagem para os mais diretos perseguidores: Benfica e Sporting. Para tal era necessário dar a volta a um resultado desfavorável. E os Dragões entraram com toda a vontade de marcar o mais rápido possível. Herrera podia ter empatado o marcador logo nos primeiros minutos, no entanto, o guarda-redes adversário não o permitiu. Foi Alex Telles quem empatou a partida ao minuto 53. Com o empate alcançado, era necessário agora chegar à vantagem. E ela surgiu pouco depois. Ao minuto 59 Soares colocou os Dragões em vantagem. E o mesmo Soares aumentou a vantagem ao minuto 67. O Estoril tentou esboçar uma reação, contudo Casillas não o permitiu.
Com este resultado o FC Porto soma 61 pontos e passa a liderar a tabela classificativa com 5 pontos a mais que os adversários.

2 - Análise

Nunca a expressão: o jogo teve duas partes destintas fez tanto sentido. Isto porque cada uma das partes teve caraterísticas e protagonistas diferentes. O primeiro tempo não foi fácil,. Até ao intervalo o Estoril conseguiu, primeiro, colocar em campo a sua estratégia de jogo, impedindo que os Dragões jogassem como gostam. Para além disso, notou-se a falta de Brahimi, ou de um construtor de jogo… O Estoril acabou por colocar-se em vantagem. e o FC Porto foi incapaz de ser eficaz no ataque, apesar de ter beneficiado de algumas ocasiões de golo. Em suma, o FC Porto não estava a realizar um bom jogo. O segundo tempo foi o inverso. Os Dragões entraram decididos a marcar o mais rápido possível para alcançarem o objetivo de dar a volta ao resultado. E Alex Telles – que a lesão não seja tão grave – e Soares contribuíram ativamente para alcançar essa tão importante vitória com os seus golos. A equipa esteve melhor hoje, muito decidida, inteligente, competente, concentrada, empenhada, unida, sólida, solidária e eficaz. Em suma, o FC Porto voltou ao Estoril com um objetivo muito concreto definido: dar a volta ao resultado e agarrar os três pontos e esse objetivo foi cumprido da melhor forma. Vamos Porto que Domingo há mais um jogo difícil para disputar!




Sem comentários: