quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Sporting 0



1 – Crónica

No início de noite desta quarta o FC Porto recebeu o Sporting, em jogo a contar para a 1ª mão das meias finais da Taça de Portugal, frente ao Sporting. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Casillas; Ricardo, Filipe, Reyes e Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira e Brahimi; Marega, Soares e Corona.
O FC Porto entrou melhor em jogo, exercendo pressão e sem deixar que o Sporting conseguisse pensar e executar a sua estratégia de jogo. A primeira ocasião de perigo pertenceu a Soares, minuto 7, no entanto, o remate do brasileiro passou perto da barra. 10 minutos depois, foi a vez de Herrera tentar o golo, contudo, o capitão não conseguiu acertar no alvo. Pouco depois, minuto 21, Brahimi tentou ser o autor do primeiro golo, mas viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos. Ao minuto 28, na cobrança de um livre, Sérgio Oliveira tentou acertar na baliza, no entanto teve pontaria a mais e acertou em cheio na barra. Herrera voltou a tentar ser feliz ao minuto 31, mas, mais uma vez, não conseguiu. Ao minuto 41, o Sporting fez o primeiro remate à baliza portista à qual Casillas respondeu com uma defesa.
O Sporting entrou mais forte no segundo tempo, criando perigo junto da baliza portista, com a bola a rasar o poste, ao minuto 49. O FC Porto viria a responder ao minuto 60, com Soares a ativar o marcador. Cinco minutos depois, novamente Soares levou perigo junto da baliza do Sporting, mas desta vez Rui Patrício não permitiu os festejos do avançado brasileiro. Depois foi Hernâni, por duas vezes, a tentar, mas não conseguiu aumentar a vantagem. O Sporting apenas por uma vez voltou a criar real perigo junto da baliza de Casillas, mas Filipe retirou a bola na hora certa.
Com esta vitória o FC Porto coloca-se em vantagem nas meias finais da Taça de Portugal.

2 – Análise

Foi o terceiro clássico da época entre FC Porto e Sporting. Por essa razão, ambas as equipas conhecem-se relativamente bem, não se esperavam, por isso, facilidades e, de facto, não as houve. Na primeira parte o FC Porto teve o sinal +, não permitiu que o Sporting colocasse em campo a sua estratégia de jogo e criou mais ocasiões de perigo, no entanto, não foi capaz de fazer o golo. No segundo tempo o jogo ficou mais equilibrado, ainda assim, foi o FC Porto a ser a equipa mais perigosa em campo. Os Dragões fizeram um golo e, por isso, estão em vantagem a meio da eliminatória. Gostei do jogo, ainda que não me tivesse agradado a falta de eficácia no ataque que os portistas revelaram no primeiro tempo.
Em suma, o FC Porto venceu, justamente, um jogo difícil que quis vencer. Ainda nada está ganho, o FC Porto está em vantagem, é certo, mas ainda faltam 90 minutos. Agora é hora de voltar a focar no campeonato. E é já domingo. Vamos Porto!


Sem comentários: