quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Reação à Dura Derrota



Quando num sorteio da Liga dos Campeões sai uma equipa inglesa ou alemã, a tendência, pelo menos a minha, é pensar que o favoritismo está do lado de lá. É certo que o futebol não é uma ciência exata, que, felizmente, há surpresas e o FC Porto já protagonizou algumas, mas as coisas são como são. As equipas inglesas – olhando para o caso concreto do Liverpool – tem um poder económico que o FC Porto infelizmente não tem, muito menos numa época em que está sobre o escrutínio financeiro da UEFA. Não, isto não é a desculpa perfeita para justificar a derrota de ontem, mas é um facto. Por outro lado, as equipas inglesas – novamente foco no caso concreto do Liverpool – tem um ritmo competitivo completamente diferente de uma equipa portuguesa. Não, novamente isto não é uma desculpa perfeita para justificar o que se passou ontem, mas, mais uma vez, é um facto.
O que se passou ontem foi uma noite em que tudo correu bem ao Liverpool, que foi eficaz e que tudo correu mal ao FC Porto que, infelizmente, não foi eficaz nem a defender, nem a atacar. Foi fácil aos ingleses deitarem a baixo a estratégia portista, que até era bem pensada. Há noites assim, o problema é ter sido logo frente a uma equipa que é superior. É um facto e não custa nada admitir. As coisas são o que são e as realidades de ambas as equipas são diferentes. E isso ontem ficou bem visível. Custou? Custou muito, foi muito duro, mas o caminho é para a frente.
Mas algo que esta equipa inglesa não tem é estes adeptos. Os que ficaram até ao fim no Estádio não deixaram de apoiar e no final aplaudiram e pediram “o Porto Campeão. Tenho orgulho em ser portista; tenho orgulho em perceber que, ao contrário do que acontecia outros anos, os estúpidos assobios foram substituídos por apoio, porque há crença nesta equipa, há crença no que ela pode conseguir; tenho orgulho em perceber que esta equipa nunca caminhará só, que seja onde for, estará um
#MarAzul
Pronto a apoiar, suportar e empurrar a equipa para alcançar os objetivos; tenho orgulho em dizer que sou portista, tenho orgulho em dizer que
#SomosPorto
Quanto à equipa, acredito que esta derrota pesou-lhes muito, que vão retirar dela as lições que tiverem a retirar e que vão fazer dela gasolina para o que aí vem. Era o que mais faltava se uma equipa como o FC Porto, que entra para cada época com objetivos definidos e que este ano ainda tem dois deles perfeitamente ao alcance, desistisse de tudo por causa desta derrota. Por isso, vamos Porto! Vamos Dragões!


Sem comentários: