sábado, 9 de dezembro de 2017

Antevisão da 14ª Jornada da Liga



1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição do jogo da 14ª jornada da Liga, frente ao Vitória de Setúbal.

““TEMOS QUE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE SERMOS O FC PORTO”
Sérgio Conceição fez a antevisão do jogo em Setúbal, frente ao Vitória (domingo, 20h15)
A 14.ª jornada da Liga NOS vai levar o FC Porto até Setúbal, onde este domingo os Dragões defrontam o Vitória (20h15, Sport TV), no Estádio do Bonfim. Dias depois da 13.ª passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, Sérgio Conceição garantiu uma equipa totalmente focada no compromisso que se segue, até porque a liderança do Campeonato é para manter.
As dificuldades do costume
“Espero um adversário difícil, como são todos nesta Liga. É nos momentos difíceis que as equipas se tentam superar e inverter um ciclo menos bom. O Vitória tem um plantel com jogadores jovens de qualidade e um treinador com muita experiência, que estimo muito. Consegue dar oportunidades a jovens e potenciá-los e tem um discurso muito coerente. Aprecio José Couceiro como pessoa e como treinador. Vai ser difícil, por isso temos que assumir a responsabilidade de sermos o FC Porto. Temos que ultrapassar este obstáculo e conquistar os três pontos.”
Os rumores do mercado
“É absolutamente normal haver essas notícias quando estamos perto do mês de janeiro. Há notícias que são metidas pelos empresários, outras pelos clubes e outras inventadas por alguém. Temos é de fazer o nosso trabalho e estamos focados no mais importante, que é jogar cada jogo para ganhar. Não é algo que nos perturbe ou que interfira na nossa preparação. Somos um grande clube, com grandes jogadores, e vai falar-se sempre. Não é e nunca será um problema.”
A gestão do esforço
“Temos que gerir, sabendo que todas as equipas gostariam de ter este cansaço, pois significa que estamos em todas as frentes. Temos um departamento médico de alto nível, que tenta que os jogadores estejam sempre no seu melhor. Todo o cansaço passa com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.”
Presidente quer renovar com o treinador
“Isso não é um problema pois tenho contrato, e nunca discuti um contrato no FC Porto. Quando era jogador, a minha alegria era tão grande que assinava sem os ver. Desta vez foi igual. É um sinal de confiança, mas já sabem que não gosto muito destes elogios. Sou assim. No fim da época, se me elogiarem por ganhar o Campeonato, aí sim, fico satisfeito. Dá-me ainda mais responsabilidade, pois não gosto de desiludir as pessoas.”
A renovação de Marcano
“Queria que o Marcano continuasse, pois é um dos capitães, é um profissional exemplar e um jogador de grande nível. É uma situação que estamos a tratar internamente e à qual estamos atentos. De qualquer forma, comentar coisas para além do jogo deixa-me desconfortável, pois o nosso foco está todo no jogo com o Vitória de Setúbal.”
A pressão diária
“A pressão está sempre presente. Quando íamos isolados, tínhamos de manter ou aumentar a diferença. Neste momento estamos em igualdade com o Sporting e com três pontos de vantagem sobre o Benfica, mas a pressão é a mesma. Num clube com esta dimensão e que luta sempre por títulos, a pressão faz parte do trabalho diário. Lido bem com a pressão e gosto de jogar finais. A pressão é sempre boa, na minha opinião.”
A arbitragem em Setúbal
“Não temo nada, só quero é que o árbitro seja feliz, que faço um bom jogo e que não seja decisivo para o resultado. Não quero ser beneficiado, só quero é que os árbitros seja corretos. Fomos prejudicados em dois jogos consecutivos e nas outras jornadas isso não se notou porque o FC Porto foi sempre muito mais forte. Um jornalista francês ligou-me e disse que que, nos últimos tempos, o FC Porto parecia uma equipa estrangeira a jogar em Portugal. Não quero sentir isso, quero que haja justiça. Ainda assim, é preciso sermos muito melhores para ganharmos, não basta sermos apenas melhores. Infelizmente, as arbitragens na Vila das Aves e contra o Benfica acabaram por ser decisivas.”
Uma campanha anti-Felipe
“O que se tentou criar à volta do Felipe é injusto. É um central rápido, agressivo e que faz dos duelos individuais um ponto forte. Aquilo que tentaram passar foi o culminar de várias situações, mas tenho plena confiança nele enquanto jogador. Já falámos em família, no balneário, sobre a expulsão dele contra o Mónaco. E ele já admitiu que errou, mas eu também cometi muitos erros quando era jogador. São erros que podem acontecer, desde que possamos aprender com eles.”
Parabéns, Cristiano Ronaldo
“É uma felicidade para nós, portugueses. Somos sortudos por estarmos na presença de um jogador com a grandeza do Cristiano Ronaldo. Os meus parabéns para ela pela quinta Bola de Ouro da carreira. É um orgulho para os portugueses verem todos estes títulos. É o melhor jogador português de sempre.””
Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Casillas/José Sá; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Marega, Aboubakar e Brahimi

3 – Sobre o jogo
Não se esperam facilidades na deslocação a Setúbal, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; motivado; ambicioso; determinado; sólido; solidário; rigoroso; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!




Sem comentários: