quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Mónaco 2



1 – Crónica

Nos Oitavos da Liga dos Campeões

No início de noite desta Quarta o FC Porto recebeu o Mónaco, em jogo a contar para a 6ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: José Sá; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e André André; Marega, Aboubakar e Brahimi.
O FC Porto entrou bem em jogo e cedo colocou-se a vencer, por intermédio de Aboubakar ao minuto 9. O mesmo Aboubakar ampliou a vantagem ao minuto 33. Entretanto surgiu um desentendimento entre Filipe e um atleta do Mónaco, situação que o árbitro do encontro resolveu com um vermelho para cada lado. E ao minuto 45 Brahimi colocou o FC Porto com três golos de vantagem.
Os Dragões iniciaram o segundo tempo com vontade de pautar o jogo num ritmo mais baixo, mas o Mónaco não o permitiu. Ao minuto 61, de grande penalidade, os franceses reduziram a desvantagem. O FC Porto foi rápido a reagir e Alex Telles, ao minuto 65, recolocou os azuis e brancos com três golos de vantagem. Ao minuto, Falcao, de regresso a uma casa que tão bem conhece, decidiu matar saudades das balizas do Dragão e fez o segundo golo do Mónaco, ao minuto 77. Mas, mais uma vez, o FC Porto reagiu bem e rápido e Soares fez o quinto golo portista da noite, ao minuto 88.
Com esta vitória o FC Porto terminou o grupo G no segundo lugar, com 10 pontos e segue para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

2 – Análise

O FC Porto entrou em campo sabendo que uma vitória valia a passagem aos oitavos de final da prova rainha do futebol europeu. Mas também sabia-se que o mónaco, sem nada a perder e sem pressão, quereria mostrar que vale mais do que espelha a classificação do grupo. Talvez prevenindo-se para essa hipótese e querendo resolver o jogo o mais rápido possível, os Dragões entraram fortes e realizaram uma boa primeira parte, fazendo três golos e não permitindo que o Mónaco tentasse reagir. Confortável com o resultado, o FC Porto entrou no segundo tempo parecendo querer baixar o ritmo. No entanto a estratégia teve de ser alterada, porque os Monegascos reduziram a desvantagem. Os Dragões reagiram bem e voltaram a marcar. Depois dos Franceses voltarem a marcar o FC Porto voltou a repor a vantagem de três golos. Gostei do jogo, gostei da reação aos golos adversários e gostei do que significou esta vitória. A próxima fase não será fácil, mas estaremos lá para disputá-la.
Em suma, o FC Porto fez neste jogo o que tinha de ser feito para continuar na Liga dos Campeões, venceu. Vamos Porto!



Sem comentários: