quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Vitória de Guimarães 0



1 – Crónica

No início de noite desta quinta o FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Reyes, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera, Ricardo Pereira e Corona; Marega e Aboubakar
Ambas as equipas entraram em campo dispostas a lutar pela vitória. Danilo deu o primeiro sinal de perigo ao minuto 5, ao atirar uma bola ao poste na sequencia de um canto cobrado por Alex Telles. Ao minuto 12, Aboubakar ativou o marcador, ao converter uma grande penalidade no primeiro golo da noite. O Vitória procurou responder e ao minuto 17 ameaçou mesmo chegar ao empate. Ao minuto 25 Danilo voltou a tentar acertar na baliza Vimaranense, mas em vez disso, a bola voltou a acertar no poste. Seguiu-se a tentativa de Aboubakar fazer o golo, mas não conseguiu acertar na baliza.
Pouco depois do reinício da partida, minuto 58, Danilo, na sua terceira tentativa, acertou na baliza, fazendo, assim, o segundo golo. Com uma vantagem mais confortável, o técnico portista começou a mexer no onze: fez entrar André André para o lugar de Ricardo Pereira. E o médio acabado de entrar, ao minuto 64, fez o terceiro golo. E ao minuto 83 André André bisou e fixou o resultado final nos 4-0.
Com esta vitória o FC Porto garantiu a presença nos quartos de final da Taça de Portugal.


2 – Análise

Um jogo entre duas equipas da primeira Liga, duas equipas com o objetivo de chegar à final da prova, só podia esperar-se dificuldades e, de facto, houve. A primeira parte foi equilibrada, com o FC Porto a alcançar a vantagem e os vimaranenses a procurar reagir. A segunda parte foi dominada pelos Dragões, que trataram de impedir qualquer tipo de reação do Vitória. Gostei do jogo, foi interessante, mas preferi a segunda parte à primeira. Destaco Aboubakar, Danilo e André André, pelos golos que marcaram, mas Danilo também pelo jogo que fez, aliás, o comendador e Herrera estiveram bem no meio campo, formando uma dupla muito interessante.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer: vencer para manter-se na prova rainha do futebol Português. Segue-se o campeonato, com a receção ao Marítimo.
Vamos Porto!


Sem comentários: