quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Rio Ave 0



1 – Crónica

Na noite desta quinta o FC Porto recebeu o Rio Ave, em jogo a contar para a 1ª jornada, jogo em atraso, da fase de grupos, grupo D, da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Brahimi; Marega, Soares e Corona.
O FC Porto entrou a pressionar o adversário e Soares, ao minuto 2, deu o primeiro aviso. E à segunda tentativa, ao minuto 11, o avançado brasileiro, que hoje rendeu Aboubakar, acertou na baliza. Pouco depois, Marega, tentou ampliar a vantagem por duas vezes, minuto 19 e 20, mas não conseguiu. Só que a terceira tentativa consecutiva Marega, ao minuto 21, fez o segundo golo. Nos minutos seguintes os portistas somaram ocasiões de golo, que não concretizaram.
O segundo tempo arrancou com os Dragões a disporem de mais ocasiões de golo, sem conseguirem que o marcador se alterasse. Soares foi exemplo disso. Do outro lado do campo, o Rio Ave tentou reduzir a desvantagem, mas Casillas estava lá para não permitir. E ao minuto 90, Aboubakar fez o terceiro golo da noite, na conversão de uma grande penalidade que o próprio sofreu.
Com este resultado o FC Porto soma 4 pontos, os mesmos que o Leixões, com quem divide a liderança do grupo D da Taça da Liga.


2 – Análise

No post de antevisão do jogo, escrevi que se estabelecermos uma ordem de prioridades nas competições nas quais participa o FC Porto, facilmente conclui-se que esta é a última delas todas. Mas, como é bom de ver, os Dragões nunca entram em campo para perder e isso foi bem evidente hoje. O FC Porto venceu o jogo, com uma margem tranquila, mas sem dominar o adversário. Aliás, o Rio Ave teve mais posse de bola. Diria que os Dragões foram inteligentes na forma como abordaram o jogo, complicando a estratégia dos Vila Condenses; ao mesmo tempo que o ataque foi eficaz quanto baste – foram três golos, podiam ter sido mais. Tudo somado, o jogo foi interessante.
Em suma, o FC Porto venceu e deixa em aberto a possibilidade de passar para a próxima fase da prova.

Sem comentários: