segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Antevisão da 3ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões



1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição e de Brahimi da 3ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Leipzig.

“SÉRGIO CONCEIÇÃO APONTA DEFESA COMO BASE PARA O SUCESSO EM LEIPZIG
Treinador promete uma equipa com atitude “fortíssima” para conquistar três pontos “muito importantes”
Sérgio Conceição considera que o FC Porto terá de ser uma “equipa consistente na defesa” para trazer três pontos de Leipzig, no desafio contra os alemães (terça-feira, 19h45 de Portugal Continental), a contar para a terceira jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Na conferência de imprensa de antevisão do encontro, o treinador foi recordado da vitória do adversário no terreno do Borussia Dortmund (3-2), no sábado, mas, apesar de reconhecer particularidades na dinâmica ofensiva do adversário, quer olhar sobretudo para dentro.
A análise ao adversário
“É importante conhecer a dinâmica da outra equipa, quais os princípios em termos ofensivos e o que temos de fazer defensivamente para que sejamos uma equipa consistente na defesa. Assenta aí a base de um possível sucesso amanhã e, depois, teremos de explorar algumas debilidades do adversário, que também as tem, como todas as equipas. O jogo de Dortmund foi interessante como outros que vimos e analisamos, mas não analisamos um adversário só num jogo. Não nos preocupam só os avançados, nessa dinâmica ofensiva do Leipzig há muitos jogadores que participam e a que temos de estar atentos.”
A inexperiência do Leipzig e o estádio parecido com o Dragão
“Não tem muita experiência na Liga dos Campeões, mas fez grandes coisas no ano passado. É uma equipa difícil, com um nível individual acima da média e com um coletivo também muito forte. Em 21 jogos em casa perderam apenas três, num campeonato supercompetitivo como o alemão. Esse tipo de situações não interferem em nada com aquilo que vai ser o jogo amanhã. O estádio é bonito, em que me agrada sobretudo a cor, que é o azul, mas não tão bonito como o Dragão.”
Atitude em campo
“Não temos que nos preocupar com a atitude do adversário, porque é algo que não podemos controlar. O que podemos controlar é a nossa atitude, que tem sido fortíssima, e amanhã não vai fugir à regra do que tem sido. Temos de falar da nossa equipa, apesar da força do vice-campeão alemão, que não começou muito bem a época mas que agora está a chegar ao nível do ano passado. Sabemos que a nossa concentração competitiva tem de estar no máximo e o que fazer para causar desequilíbrios ao adversário, mas, essencialmente, sabemos o que temos de fazer como equipa. Se eles estão mais ou menos pressionado não nos interessa, o jogo é decisivo também para nós, estes três pontos são muito importantes para aquele que é o nosso objetivo, que é passar [a fase de grupos]”.
Uma surpresa na equipa?
“Não sou pago para fazer surpresas, mas para meter a melhor equipa. Para muitos [a  entrada do Sérgio Oliveira no Mónaco] foi uma surpresa, porque não conhecem o nosso dia-a-dia de trabalho. Mas nós conhecemos muito bem os jogadores que temos à disposição e a forma como podemos contar com eles, a 1000 por cento, toda a gente envolvida e a querer ajudar. Fica fácil para o treinador por um lado, por outro é difícil a escolha: tenho 21 jogadores com muita qualidade e cabe-me a mim escolher os 11 melhores. Admito que uma ou outra vez possa haver uma surpresa, nesse sentido.””


“BRAHIMI: “VAMOS DAR TUDO PARA SOMAR OS TRÊS PONTOS”
Avançado assumiu a determinação do FC Porto em fazer “um grande jogo” diante de “uma boa equipa” como o Leipzig
Yacine Brahimi foi o porta-voz da confiança que reina entre o grupo para encontro com o Leipzig, a contar para a jornada três da fase de grupos da Liga dos Campeões. O avançado argelino esteve ao lado de Sérgio Conceição na conferência de imprensa para dizer que o FC Porto está com “muitas ganas” de fazer um “grande jogo” para somar os três pontos diante de “uma boa equipa”, como é o vice-campeão da Alemanha.
Jogo para decidir nos detalhes
“Acredito que o mais importante neste jogo será o espírito de grupo que temos desde o início da temporada. Vai ser um jogo contra uma boa equipa, mas estamos confiantes, com muitas ganas de fazer um grande jogo que, creio, que vai ser decidido nos detalhes. Estamos bem e vamos dar tudo para conseguir voltar ao Porto com os três pontos.”
A força é o grupo
“O mais importante é a equipa, sem ela não posso fazer nada. A nossa força é o grupo, é procurar estar bem todos os jogos. Eu limito-me a fazer o meu trabalho e a dar o meu máximo para ajudar os meus companheiros.”
O que mudou nesta época
“A resposta é difícil, porque não era eu quem tomava as decisões, mas para mim isso é passado e a verdade é que aprendi com esses momentos complicados. Agora estou bem, mais do que tudo feliz, e creio que a maneira como a equipa joga e a forma como o grupo se relaciona também me fazem sentir bem. Só tenho que continuar assim, a trabalhar a cada dia para melhorar, com muitas ganas de vencer e de fazer as coisas bem.””

Em


2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira e Herrera/Óliver; Marcano, Aboubakar e Brahimi

3 – Sobre o jogo
Depois de uma paragem para jogos das seleções e depois de um jogo para a Taça de Portugal, eis que chega a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Na prova rainha do futebol europeu não há jogos fáceis e este não será diferente. Mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; unido; sólido; solidário; determinado; ambicioso; motivado; aguerrido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!



Sem comentários: