sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Antevisão da 9ª Jornada da Liga



1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição do jogo da 9ª jornada da Liga, frente ao Paços de Ferreira.

““QUEREMOS FORTEMENTE DAR UMA RESPOSTA POSITIVA”
Treinador do FC Porto perspetivou a receção ao Paços de Ferreira, da nona jornada do Campeonato (sábado, 20h30)
O FC Porto está de regresso a casa na nona jornada da Liga NOS. Este sábado (20h30), no Estádio do Dragão, os azuis e brancos terão pela frente o Paços de Ferreira, atual décimo classificado. Ciente das dificuldades que o adversário procurará criar aos Dragões, e depois de mais um jogo europeu a meio da semana, Sérgio Conceição acredita que a equipa vai voltar ao nível habitual frente aos pacenses. O regresso as vitórias, claro está, é o objetivo prioritário dos líderes do Campeonato.
A derrota europeia
“Não esperávamos a derrota em Leipzig, mas já faz parte do passado. Dissecámos ao máximo aquilo que foram os muitos erros que cometemos, pouco habituais no FC Porto esta época. Agora é fechar a cortina da Liga dos Campeões e focar no objetivo mais importante, que é o Campeonato. Em termos estatísticos e no plano teórico, pode pensar-se em alguma facilidade, mas os números e a teoria não nos dizem nada. O Paços de Ferreira vai tentar complicar ao máximo a nossa tarefa, mas já estamos habituados a estas dificuldades. Temos de anular a vontade e ambição do adversário em nos surpreender.”
A titularidade de José Sá em Leipzig
“Foi uma opção técnica. Sempre disse que todos os jogadores estão à disposição e em condições de competir por um lugar na equipa. Há características fundamentais nas escolhas dos jogadores, como o adversário, o próprio jogador e a sua semana de treino. Tem de haver competitividade interna e eu, como líder da equipa, tenho de fomentar essa competitividade. A grande referência do FC Porto é o seu presidente, que já conquistou 58 títulos e que é só o presidente mais titulado do futebol. Falam do Casillas no banco, mas ninguém questiona o facto de o Júlio César, por exemplo, estar no banco do Benfica. Não há nada a dizer sobre o Iker, que tem um comportamento fantástico dentro daquilo que pretendo. O que se tem dito é ridículo. Não entendo o porquê deste alarido todo. Porque se questiona tanto uma simples opção técnica?”
As diferenças entre José Sá e Svilar
“O frango do José Sá foi fortemente criticado, mas o de outro guarda-redes foi perdoado ou desculpado. Talvez seja devido ao facto de o José Sá ter a barba muito grande e o outro guarda-redes não ter pelos na cara. Depois do Rui Patrício, o José Sá é o guarda-redes em melhores condições para defender a baliza de Portugal. Acho estranho a forma como se tratou os dois casos, e acho especialmente grave pois o José Sá é português.”
O conforto do Dragão
“Perante os nossos adeptos, é importante dar uma resposta positiva depois daquele que foi, na minha perspetiva, o jogo menos conseguido da época. Sendo em casa ou fora, temos uma vontade muito grande de voltar a passar uma imagem daquilo que é o ADN do FC Porto. Temos toda a ambição do mundo para ganhar os três pontos, além de uma grande determinação e vontade de jogar bem.”
Resposta à Porto
“Depois de ganharmos um jogo, sentimos que temos de vencer o jogo seguinte. Depois de um jogo menos bom, temos de ultrapassar esse momento e mostrar que somos o FC Porto, uma equipa que luta por todas as vitórias e por títulos. Isso não deixará de acontecer amanhã. Se há momentos em que a equipa tem de aprender e sentir que algo não esteve bem, este é um deles. Humildade, trabalho e foco são essenciais. Há que trabalhar nos limites e não relaxar em nenhum momento. Temos uma grande responsabilidade, que é representar o FC Porto, e queremos fortemente dar uma resposta positiva, ao nível da grandeza do clube. Assumo aqui hoje que também na Liga dos Campeões vamos dar uma resposta cabal daquilo que é o FC Porto.”
Desculpa aos adeptos que estiveram em Leipzig
“Tenho que me desculpar por não ter saudado os adeptos no final do jogo em Leipzig. Não tive a capacidade para, naquele momento, agradecer o apoio dos nossos adeptos. A vida de um treinador não é fácil, seja antes, durante ou após o jogo. Quando me dei conta, voltei para trás mas já era tarde demais. As minhas desculpas aos adeptos e também aos jogadores, pois não fizemos a nossa roda habitual. Essa roda simboliza aquilo que é a força do nosso balneário.”
As vítimas dos incêndios e Tengarrinha
“Quero deixar uma palavra muito sentida aos familiares das vítimas dos incêndios. Também tive uma ou outra pessoa da minha família envolvidas nessa catástrofe dos incêndios. Além disso, aproveito também para deixar uma palavra ao Tengarrinha (ex-jogador do FC Porto), que está com um problema de saúde. Um abraço de todo o FC Porto para ele.””

Em


2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Óliver e Brahimi; Corona, Aboubakar e Marega.

3 – Sobre o jogo
É o regresso do campeonato após paragem para jogos das seleções e para jogos da Taça de Portugal; e é simultaneamente o regresso ao Estádio do Dragão. Não se espera um jogo fácil e não será difícil imaginar que o autocarro vai estacionar em frente da baliza pacense. Mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; ambicioso; sólido; solidário; unido; motivado; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!



Sem comentários: