terça-feira, 17 de outubro de 2017

Crónica e Análise: Leipzig 3 – FC Porto 2



1 – Crónica

No início de noite desta terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Leipzig, em jogo a contar para a 3ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 3-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por José Sá; Layun, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira e Herrera; Marega, Aboubakar e Brahimi.
O Leipzig entrou pressionante e, ao minuto 8, aproveitando da melhor forma uma falha de José Sá, para inaugurar o marcador. O FC Porto teve dificuldades em reagir à desvantagem, enquanto os alemães chegavam com perigo à baliza portista. Mas assim que os Dragões conseguiram reagir chegaram ao golo. Ao minuto 18, Aboubakar repôs a igualdade no marcador. No entanto os alemães voltaram a colocar-se em vantagem ao minuto 38. E viriam a fazer o terceiro golo ao minuto 41. Mas antes do intervalo, minuto 44, Marcano reduziu a desvantagem.
O segundo tempo não trouxe golos, mas o Leipzig esteve muito perto de o conseguir, Marcano estava lá para o impedir.
Com este resultado o FC Porto soma 3 pontos e está no terceiro lugar do grupo, a 1 ponto do segundo, o Leipzig e a 6 do primeiro lugar, ocupado pelo Besiktas.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. Mas esperava-se que, tal como aconteceu no Mónaco, o FC Porto conseguisse dar a volta às dificuldades. Só que não foi isso que aconteceu, infelizmente. Foi uma noite em que muitas coisas correram mal. É normal de vez em quando acontecerem noites assim, mas escusava ser vários erros no mesmo jogo e que custaram pontos. Na minha opinião o primeiro erro, se é que podemos chamar-lhe assim, aconteceu logo no escalonamento do onze, com a troca de guarda-redes, Casillas deu o seu lugar a José Sá. Percebo que, aos poucos, seja necessário que Sá jogue, porque precisa ganhar estaleca para, mais tarde ou mais cedo, assumir a responsabilidade de defender as redes portistas, mas não sei se foi boa ideia ser hoje. Não sabemos, nunca saberemos, se fosse Casillas a estar na baliza se os golos dos alemães entrariam, mas a verdade é que faz-me confusão que o espanhol fique no banco em jogos como este. A menos que houvesse um qualquer problema físico a impedir que Casillas alinhasse, o que, segundo Sérgio Conceição, não foi o caso, foi apenas uma opção. Apesar de não ter concordado de todo com esta opção do treinador, não vou alimentar nenhum caso como a comunicação social pretende. Do segundo erro surgiu o golo dos alemães: José Sá não conseguiu segurar e golo… acontece, é certo, mas… não havia necessidade, digo eu. Mais à frente, outro erro e mais um golo, desta vez foi Marcano quem não esteve bem. Sérgio Conceição voltou, na minha opinião, a não estar tão bem ao manter Marega – que hoje não esteve bem – em campo até ao final. Não percebi a troca de Brahimi por Corona, a menos que o argelino tenha apresentado algum problema físico.
Em suma, erros, desinspiração, falta de sorte e lá se foram três pontos. Ainda há três jornadas pela frente e cada vez mais equilíbrio na luta pelo segundo lugar do grupo, porque o primeiro já está avançado na corrida. Adivinham-se jogos de luta. Vamos a isso. Mas antes voltemos, com toda a concentração, ao campeonato, a nossa real prioridade. Vamos Porto!



Sem comentários: