domingo, 1 de outubro de 2017

Antevisão da 8ª Jornada da Liga



1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 8ª jornada da Liga, frente ao Sporting

“SÉRGIO CONCEIÇÃO ASSUME “DETERMINAÇÃO PARA SOMAR MAIS TRÊS PONTOS” Técnico antecipou o clássico da 8.ª jornada do campeonato, o seu primeiro como treinador do FC Porto
Foi com uma convicção e determinação indeléveis na conquista de mais três pontos que Sérgio Conceição se apresentou na conferência de imprensa antevisão do clássico frente ao Sporting, da oitava jornada da Liga NOS. Para o treinador do FC Porto, não há dúvida de que os Dragões vão ter no domingo (19h15)
um duro teste no Estádio José Alvalade, frente a “uma equipa com muita qualidade individual e coletiva”, mas foi o próprio a garantir que os seus jogadores estão preparados para o desafio.
Sem querer entrar em questões táticas, o técnico portista admitiu que é para si difícil atribuir o favoritismo a uma das equipas até porque para os seus jogadores jogar num ambiente adverso deve ser considerado uma motivação: “Jogar em Alvalade ou na Luz tem que ser tão grande quanto jogar no Dragão”. Entre as respostas aos jornalistas, o técnico acabou por confirmar que a lesão de André André vai deixar o médio fora do clássico e renovou uma promessa aos muitos adeptos portistas que vão marcar presença no Estádio: “Podem ter a certeza de que tudo faremos para ganhar o jogo”.
Análise ao Sporting
“É um dos nossos rivais que tem, como nos últimos anos, uma equipa cheia de qualidade individual e coletiva. Sabe o que faz com e sem bola e tem um treinador experiente, que está a incutir neste Sporting essa ambição e essa determinação de ganhar, que penso que é extensiva a todos os dirigentes do clube. Vai ser um jogo difícil, como são todos. Uns mais difíceis do que outros, mas nós estamos prontos.”
A questão tática
“No Mónaco podemos dizer que jogámos com três médios ou com cinco, pois o Brahimi e o Marega foram médios-alas. Isso dos três médios é a mesma história de sempre. Vocês vão por aí porque acham que o equilíbrio da equipa são os médios. É um setor importante, sem dúvida, como são as laterais, por exemplo. O espaço central é importante, até porque as balizas estão no corredor central e por isso esse setor é importante para marcar golos e não sofrer. Não quero entrar por aí. Acho que a dinâmica é que é o importante. Não vamos é descortinar aqui como é que essa dinâmica é possível com bola e sem bola porque aí já estamos a levantar o véu do que será o jogo em termos táticos.”
O momento das equipas
“Acho que em todos os clássicos é difícil atribuir favoritismo a uma das equipas. A equipa que joga em casa tem sempre uma percentagem a mais de favoritismo porque tem os seus adeptos. Muitas equipas sentem esse desconforto de jogar fora, mas eu acho que isso deve ser uma motivação. Jogar em Alvalade ou na
Luz tem que ser tão grande quanto jogar no Dragão. O público e os assobios são um desafio e os jogadores têm que ter esse caráter e essa personalidade. Não temos que ser arrogantes, temos que olhar para o adversário com respeito, porque estamos perante uma grande equipa, bem orientada e isso é um ponto importante. Não nos podemos inibir com o ambiente. Sabendo que os meus jogadores vão entrar desta forma, é difícil dizer quem é o favorito. Estamos determinados em conseguir os três pontos.”
Ainda o mercado de transferências
“A partir do momento que o mercado fechou eu tenho um grupo de 24/25 jogadores com muita qualidade. O valor não é sinonimo de que uma equipa é mais forte do que outra. Há muitas aquisições que são feitas e a produção não reflete o valor que foi gasto. Nós temos a prova de jogadores que eram do FC Porto e que agora estão num momento muito bom e por isso não vejo as coisas por aí. Neste momento não tenho dúvida que os meus jogadores são o melhor grupo do campeonato nacional.”
A motivação e a vontade de ganhar
“Nunca ganhei ao Sporting? Nunca pensei nisso. A nossa motivação e a nossa vontade de ganhar estão patentes no nosso dia a dia. Os jogos são o espelho do que se passa no clube e não é só da parte do treinador. É da parte de toda a gente que está com esse espírito. E atualmente o nosso espírito é ganhar os três pontos a cada jogo do campeonato. Eu vivo sempre os jogos de uma maneira apaixonada. Sinto sempre essa adrenalina e essa ansiedade boa. Amanhã vou sentir isso de novo, não porque é o Sporting, mas sim porque é o próximo jogo.”
A lesão de André André
“Confirmo que está fora e é o único ausente.”
Brincadeira com Jorge Jesus
“Eu estive a pensar se haveríamos de ir mesmo a Lisboa. No final do jogo do Sporting ouvi o Jorge Jesus a dizer que ganhava ao FC Porto...e eu até disse aos jogadores que se calhar nem valia a pena ir dar despesa ao clube. Mas nós temos essa grande dúvida na nossa cabeça e queremos inverter as coisas. Obviamente digo isto em tom de brincadeira. Sabem a simpatia que tenho pelo Jorge Jesus. Só peço que amanhã não façam primeiras páginas disto. Não utilizo as palavras dele como forma de motivação. Conheço-o e disse isto em tom de brincadeira.”
Ainda a promessa do Mónaco
“Nunca disse que íamos ganhar 3-0 ao Mónaco. Disse sim que íamos demonstrar a grandeza do FC Porto. Disse que íamos fazer de tudo para demonstrar a história e grandeza deste clube. Óbvio que há momentos em que fazemos tudo e não é possível ganhar, porque há um adversário que também tem qualidade.”
As contas do campeonato
“Concordo que ganhar seria muito importante. O Sporting poderia ficar a cinco pontos após a oitava jornada e o Benfica a cinco ou mais, depende do jogo na Madeira. Era um momento importante, mas que não ia valer de nada se depois não dessemos continuidade a isso, até porque o campeonato ainda vai no início. Eram mais três pontos que significariam continuar na liderança e aumentar a vantagem.”
O ponto de vista do adepto
“É difícil para o treinador meter-se no lugar do adepto. Acho que neste momento estão contentes e com a equipa. Estiveram sempre, mesmo no resultado negativo que tivemos. Sentimos uma proximidade e um acreditar grande. E é assim que eles vão a Lisboa, com a certeza de que a equipa tudo vai fazer para ganhar o jogo. Eu, treinador, nunca me poderia meter no lugar do adepto, porque iria cometer erros de certeza.””

Em


2 – O meu palpite para a equipa titular é: g       
Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver/Sérgio Oliveira; Marega, Aboubakar e Brahimi

3 – Sobre o jogo
Não vai ser um jogo fácil, porque no futebol não existem facilidades, muito menos num clássico. Mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; ambicioso; determinado; aguerrido; rigoroso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!



Sem comentários: